O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) está com um novo processo seletivo aberto visando preencher 102 vagas de estágio para estudantes de níveis médio e superior no órgão. A seleção está sendo coordenada pelo Instituto de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento Municipal - IEPDM, que divulgou dois editais normatizando o certame, que ainda reserva 17 vagas para candidatos portadores de deficiência e outras 40 para candidatos negros e pardos.

As chances são destinadas a candidatos de nível médio, do 1º ao 4º ano, e estudantes de nível superior que estejam cursando até a metade do curso de bacharelado em Direito. Além da bolsa-auxílio, cujo valor não foi divulgado, os estagiários ainda receberão auxílio transporte, entre outros benefícios.

Os interessados devem se inscrever por meio do endereço eletrônico da organizadora -  www.idmconcursos.com.br até o dia 15 de maio de 2017, mediante taxas de R$ 15,00 para candidatos de nível médio e de R$ 30,00 para universitários.

A seleção dos inscritos será feita por meio de provas objetivas, com 50 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais para alunos de nível médio e 60 questões para candidatos de nível superior, que além destas disciplinas ainda responderão perguntas sobre direito constitucional e legislação especial, direito penal e direito processual penal, direito civil e direito processual civil.

As provas acontecerão na cidade de Salvador-BA no dia 11 de junho de 2017 e terão seus gabaritos preliminares divulgados no dia seguinte, por meio do site da banca organizadora.

O período de validade da seleção para estagiários no Ministério Público será de um ano, podendo também ser prorrogado por igual período - veja os dois editais.