O Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR) abre nesta segunda-feira, 27 de março, as inscrições para o seu 8º concurso público na Carreira de Promotor de Justiça Substituto. Ao todo, são 12 vagas ofertadas para bacharéis em Direito, sendo uma delas reservada para candidatos negros e pardos e uma para candidatos portadores de deficiência.

O último concurso do Ministério Público do Paraná recebeu mais de 6 mil inscrições para o cargo que oferece salários iniciais de R$ 24.818,90 e exige, além do diploma de nível superior em Direito, pelo menos três anos de atividade jurídica comprovada. Veja o edital do concurso.

As inscrições, que já estão abertas, devem ser feitas até o dia 25 de abril de 2017, somente pelo endereço eletrônico do Ministério Público - www.mppr.mp.br. A taxa de inscrição está fixada em R$ 220,00.

Os candidatos inscritos serão selecionados por meio de diversas etapas, sendo: Prova preambular a primeira delas, a acontecer no dia 28 de maio, seguida de fases de Provas escritas, em um total de cinco, divididas por grupos; Exames de sanidade física e mental; Sindicância; Prova oral; e Prova de títulos.

Os gabaritos referentes à primeira etapa serão divulgados pelo Ministério no dia 29 de maio, sendo os resultados finais do concurso, previstos para o ano de 2018, ao final de todas as fases estabelecidas.

O concurso terá validade de dois anos, contados da sua homologação, prorrogável ainda por igual período, a critério do MP-PR. O último concurso do MPPR para Promotores foi aberto em 2016 e se encontra na etapa de prova oral. Após as fases de prova objetiva e prova escrita, apenas 19 candidatos continuam na disputa pelas 10 vagas do edital 2016/01.