Já está no ar o Painel Estatístico Pessoal (PEP), ferramenta desenvolvida pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) para consulta online das estatísticas de pessoal civil e militar do governo federal. Segundo o MPDG, a intenção da nova funcionalidade é diminuir o tempo para o acesso às informações e disponibilizar dados de forma moderna, simples e transparente. O painel substituirá o Boletim Estatístico de Pessoal e terá atualizações mensais.

No PEP podem ser consultados dados sobre despesas, distribuição e perfil dos servidores civis e militares do Poder Executivo Federal. Augusto Akira Chiba, secretário da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), afirma que "o benefício do painel é dar maior transparência. Vamos dar os dados e permitir que o usuário possa fazer os cruzamentos e análises que ele quiser. Também vamos automatizar o processo de atualização dos dados, podendo dispor das informações em cinco dias após o fechamento do mês. Isso é um ganho significativo" - acesse o PEP no site do Ministério do Planejamento.

Os dados podem ser consultados e agrupados, facilitando as análises estatísticas de grupos e abrangência. É possível, por exemplo, verificar quais grupos de servidores têm as mais altas escolaridades, pesquisar a distribuição de servidores por gênero, analisar o índice de ingressos por concurso ou por cargo comissionado e também as remunerações atuais, que vão de R$ 1.280,00 para cargos de nível auxiliar no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, chegando a R$ 29.133,55 para Médicos no Ministério da Educação.

As informações estão organizadas em tabelas, mapas e infográficos. A ferramenta permite o acesso sem a utilização de softwares adicionais, apenas utilizando a internet, e é possível ainda exportar dados para planilhas eletrônicas.

Segundo o PEP, em 2017, foram 33.266 novos ingressos por meio de concursos e processos seletivos realizados pelo país. No mês de maio, o ingresso foi de 3.723 servidores, tendo 3.702 ingressos em abril, 19.337 em março, 3.840 em fevereiro e 2.664 em janeiro. Em maio, 1.235 (33,2%) das convocações foram para a região Sudeste, 946 (25,4%) para a região Nordeste, 622 (16,7%) para a região Centro-Oeste, 492 (13,2%) para a região Norte e 428 (11,5%) para a região Sul, dados disponíveis para consulta.

No documento pode ser conferido, por exemplo, a quantidade de nomeações que o INSS fez até o momento do último concurso realizado em 2015, quando abriu 950 vagas para Técnicos (800) e Analistas (150). O documento informa que foram nomeados, em 2017, 454 Técnicos do Seguro Social, sendo 229 em janeiro, 48 em fevereiro, 5 em Março, 16 em Abril e 156 em Maio; além de 82 Analistas.

Os órgãos em destaque que convocaram um número alto de servidores em maio, são o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que chamou 563 aprovados na sua seleção; o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com 221 convocações; o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), com 158 convocações; e a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com 100 convocações cada.

Saiba mais em: www.pep.planejamento.gov.br.