Com edital de retificação publicado nesta quarta-feira (veja aqui) o concurso da PC-DF teve inscrições prorrogadas até as 22 horas do dia 16 de maio. Estão abertas 100 oportunidades de ingresso na Polícia Civil do Distrito Federal para o cargo de Perito Criminal de 3ª Classe. O documento publicado pelo órgão conta com 20 vagas abertas para provimento imediato e 80 para formação de cadastro reserva no cargo que tem exigência de nível superior de escolaridade em diversos cursos. Os salários oferecidos para a função são de R$ 16.830,85 mensais, por jornada de trabalho de 40 horas semanais. Veja o edital de abertura.

As vagas são destinadas a candidatos que possuam diploma de graduação nas especialidades de Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação/ Informática, Engenharia, Farmácia/ Bioquímica, Física, Geologia, Odontologia e Química. De acordo com o edital publicado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento - IADES, que é responsável pela organização do concurso, 5% das vagas abertas serão destinadas aos candidatos portadores de deficiência.

O período de inscrições estará aberto agora até o dia 16 de maio de 2016 no endereço eletrônico do IADES - www.iades.com.br, onde os candidatos devem efetuar o seu cadastro, que só será validado após o pagamento da taxa de participação que está fixada em R$ 210,00.

Para conquistar uma vaga os candidatos passarão por diversas etapas de avaliação, como:

- Prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos, de caráter eliminatório e classificatório;

- Prova discursiva de conhecimentos gerais e específicos, de caráter eliminatório e classificatório;

- Sindicância de vida pregressa e investigação social, de caráter unicamente eliminatório;

- Exames biométricos e avaliação médica, de caráter unicamente eliminatório;

- Prova de capacidade física, de caráter unicamente eliminatório;

- Avaliação psicológica, de caráter unicamente eliminatório;

- Prova de títulos, de caráter meramente classificatório;

- Curso de formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizado na Academia de Polícia Civil do Distrito Federal.

As provas objetivas e discursivas, que serão as primeiras a serem aplicadas, acontecerão no dia 19 de junho de 2016 e terão a duração de 05 horas, tendo os seus gabaritos divulgados 24 horas após a sua realização.

O prazo de validade do concurso público será de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.