A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) prepara um novo concurso público com abertura até o final de 2017. O certame já definiu o Cespe/Cebraspe como banca organizadora e terá a abertura de 100 vagas imediatas, mais 205 para formação de cadastro reserva, com 20% do total reservado a candidatos negros e 5% a candidatos com deficiência.

Os cargos com vagas no concurso serão os de Delegado (20 vagas), Investigador (46 vagas), Escrivão (20 vagas), Perito Criminal (sete vagas), Médico Legista (sete vagas) e Odontolegista (uma vaga). Para composição do cadastro reserva serão 40 vagas na função de Delegado e 100 vagas para Investigador, 40 vagas para Escrivão, 12 vagas para Perito Criminal, 12 vagas para Médico Legista. Os salários iniciais das funções variam entre R$ 4.550,28 e R$ 18.957,64 e todos os cargos terão exigência de escolaridade superior.

As etapas de avaliação do certame incluirão prova objetiva, prova discursiva, prova de títulos, exames médicos e toxicológicos e teste de aptidão física para todas as funções. Para a função de Escrivão haverá ainda prova prática de digitação.

Último - O último concurso da PC-MA aconteceu em 2012. Sob coordenação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o certame teve abertura de 229 vagas para Delegado, Auxiliar de Perícia Médica Legal, Escrivão de Polícia, Farmacêutico Legista, Investigador de Polícia, Médico Legista, Odontolegista e Perito Criminal.

A avaliação dos candidatos teve etapas de prova escrita objetiva com questões de Língua Portuguesa, Legislação Específica, Raciocínio Lógico-Quantitativo, Noções de Informática, Noções de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Física, Química, Biologia,Contabilidade e Conhecimentos Específicos; prova escrita discursiva ou de redação; prova prática de digitação para Escrivão de Polícia; avaliação de títulos; teste de aptidão física; teste psicotécnico; exames médico e odontológico; investigação social; e curso de formação. Veja o edital.

Com informações da Polícia Civil do Maranhão