A prefeitura de Cascavel, no estado do Paraná, deverá anunciar em breve a abertura de um novo concurso público para o provimento de cargos em seu quadro de pessoal. A autarquia já está com processo de licitação em andamento e no momento analisa as propostas das empresas que se candidataram a organizar o novo seletivo.

De acordo com o edital de tomada de preços nº 32/2016, publicado pela Secretaria Municipal de Administração da cidade, o processo licitatório visa "a contratação de serviços especializados para organização e operacionalização de concurso público para provimento de vagas e cadastro de reserva para cargos públicos" e para concorrer as empresas deveriam "possuir estrutura própria como leitor de gabarito e sistema de informação, apropriada e capaz de atender as obrigações por parte da contratada".

O documento ainda diz que em função da especificidade do cargo de Guarda Municipal, o certame deverá ser aberto por edital distinto. Veja o documento. 

Para quem possui escolaridade de nível fundamental incompleto e completo, haverá chances nos cargos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Carpinteiro, Motorista II, Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador de Motoniveladora, Tratador de Animais e Zelador.

As oportunidades de nível médio serão nos cargos de Agente Administrativo, Auxiliar em Saúde Bucal, Cuidador, Guarda Municipal, Técnico em Enfermagem, Educador Social e Técnico em Laboratório de Análises Clínicas. Tais funções podem exigir ainda, curso técnico ou de especialização na área. 

Na área do magistério/educação haverão vagas nos cargos de Monitor de Biblioteca, Professor e Professor de Educação Infantil. Nas carreiras de nível superior estarão os cargos de Advogado, Analista Programador de Sistemas, Contador, Enfermeiro, Psicólogo, Orientador Técnico Esportivo, Médico Especialista em diversas funções e Médico Veterinário.

Ainda sem data, o período de inscrições deverá permanecer aberto por pelo menos 15 dias, através da internet. Entre os conteúdos que serão exigidos nas questões objetivas das provas, que ainda não têm data para acontecer, estão: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Fundamentos da Educação, Noções de Informática, Raciocínio Lógico, Ética, Cidadania e Política, Noções de Direito Constitucional e Administrativo; entre outros conhecimentos pertinentes a cada cargo.

Candidatos a determinados cargos ainda passarão por etapas de prova prática, prova de títulos, prova discursiva e prova de aptidão física.

O edital de abertura do concurso será divulgado em no máximo 20 dias após a assinatura do contrato entre a prefeitura e a banca organizadora selecionada, provavelmente no mês de janeiro de 2017.