A Prefeitura de Suzano no estado de São Paulo publicou nesta manhã o edital de abertura do concurso público que vai preencher 20 vagas no cargo de Guarda Civil Municipal, sendo 6 vagas para mulheres e 14 para homens. A coordenadora do certame é a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Fundação VUNESP.

Para concorrer ao cargo, os candidatos devem ter ensino médio completo; CNH nas categorias A/B; idade mínima de 18 anos e máxima de 35 anos, na data da posse e altura mínima de 1,65m para homens e de 1,60m para mulheres. A remuneração do cargo é de R$ 1.728,40,00, mais os benefícios de auxílio-alimentação, vale-transporte e auxílio-cesta básica.

A escala e os horários de trabalho serão definidos a critério da Prefeitura Municipal de Suzano na proporção de 12x36 horas, em jornada semanal de 40 horas. O candidato aprovado deverá prestar serviços dentro do horário estabelecido pela Administração, podendo ser diurno e/ou noturno, em dias de semana, sábados, domingos e feriados, obedecida a carga horária semanal de trabalho.

As inscrições abrem dia 13 de março e encerram no dia 14 de abril de 2018, pelo site da Vunesp. A taxa é de R$ 65,00 e o pagamento poderá ser efetuado até o dia 16 de abril. O candidato que não tiver acesso à internet poderá efetivar sua inscrição por meio de serviços públicos, tais como o Acessa São Paulo, que disponibiliza postos em todas as regiões da cidade de São Paulo.

Atribuições do Guarda Civil Municipal

- execução de patrulhamento urbano e ambiental ostensivo e preventivo;
- execução de atividades de policiamento e vigilância na proteção de bens, serviços e instalações da administração pública municipal, em postos fixos;
- dirigir as viaturas da Guarda Civil Municipal GCM3;
- comunicar ao superior hierárquico quaisquer irregularidades ocorridas no posto de serviço ou que tenha conhecimento;
- executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

Prova

O concurso contará com seis fases, sendo elas:

- Prova de conhecimentos gerais e específicos: A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada na cidade de Suzano em 10 de junho de 2018, no período da tarde. Ela contará com 50 questões de Língua Portuguesa (20); Matemática (10); Atualidades (05); Noções de Informática (05); e, Conhecimentos Específicos (10), com duração de 3 horas.

- Exame Antropométrico: O exame antropométrico (aferição de altura) terá caráter eliminatório.

- Prova de Aptidão Física: visa avaliar o condicionamento físico do candidato, de acordo com as atribuições do cargo.

- Avaliação Psicológica: consistirá na aplicação de instrumentos que explicitem de forma inequívoca as características emocionais, motivacionais e de personalidade, considerando as necessidades, exigências e peculiaridades da área de atuação.

- Exame Médico: de caráter eliminatório, visa aferir a capacidade laborativa e boa saúde física.

- Pesquisa Social: de caráter eliminatório, visa apurar, na vida pregressa do candidato, dados sobre sua conduta quer que seja social, moral, profissional, escolar, familiar e civil, comprovando os atendimentos dos critérios previstos será de responsabilidade do Quadro da Secretaria Municipal de Defesa Civil de Segurança Cidadã.

A validade do concurso será de um ano, contados da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Administração, uma única vez e por igual período.

veja o edital do concurso de Suzano-SP - Guarda Civil Municipal 2018