Os mais de 8,7 milhões de candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 passarão pelas provas objetivas e de redação neste final de semana em todo país. Avaliações ocorrerão em 1.699 municípios e movimentarão cerca de 800 mil funcionários que executarão o certame e são responsáveis pelo bom andamento do Exame.

No primeiro dia (8) serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. Já no segundo dia (9) ocorrerão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos. Cada bloco (são 4) tem 45 questões de múltipla escolha, além da etapa de redação.

É importante o candidato atentar para o horário das provas, que começarão às 13 horas (horário de Brasília-DF), sendo este o prazo limite para entrar no prédio quando acontecerá o fechamento dos portões. Sendo assim, é recomendado chegar uma hora antes da prova para evitar transtornos. Para quem reside na cidade de prova e próximo do local é importante ver a rota para chegar no prédio ou ainda visitar o local, sabendo que a movimentação de candidatos será grande no dia.

Consulte o local de prova do ENEM 2014

É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Caso o candidato não tenha documento de identificação original com foto por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, poderá realizar as provas, desde que apresente o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial a, no máximo, 90 dias do primeiro dia do Exame.

Veja o edital do ENEM 2014

Durante a prova o candidato deve conferir os dados registrados nos Cartões-Resposta, na Folha de Redação, nas Listas de Presença e nos demais documentos, onde a capa do Caderno de Questões terá informações sobre a cor do caderno e uma frase em destaque, devendo o participante marcar no Cartão-Resposta, a opção correspondente à cor da capa do seu caderno de questões e transcrever a frase apresentada no Cartão Resposta. As provas sem essas marcações NÃO serão corrigidas. É importante informar também que a prova somente poderá ser feita com caneta de tinta PRETA, pois outras cores impossibilitam a leitura ótica do cartão-resposta.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas (12 de novembro).

Segundo o Ministério da Educação (MEC) serão impressas 18,3 milhões de provas. O exame serve tanto para ingresso na Educação Superior, como para participar do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e do Programa Universidade para Todos (PROUNI), e também para certificação de conclusão do Ensino Médio, devendo o candidato atingir, para tal, o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame e o mínimo de 500 pontos na redação.

Com informações do portal INEP