Já podem ser consultados os resultados finais e a classificação na prova objetiva do grande concurso público promovido pela Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul (concurso Brigada RS). A divulgação das notas aconteceu por meio do Diário Oficial do estado desta terça-feira, 30 de janeiro. Para os candidatos que permaneceram empatados, haverá sorteio público a ser realizado no dia 1º de fevereiro de 2018, às 09 horas, na Fundatec, Rua Professor Cristiano Fischer, n° 2012, Porto Alegre/RS. Não será obrigatório o comparecimento dos candidatos.

Dos 35.595 inscritos para soldado da Brigada Militar-RS, 11.859 candidatos foram aprovados - veja o resultado e a classificação da Brigada Militar-RS.

Já para Bombeiros-RS, dos 6.936 participantes, foram 2.829 aprovados - veja a lista de aprovados e as notas do concurso para o CBM-RS.

O concurso terá ainda as etapas de exame de saúde, exame de capacitação física, exame psicológico, testagem coletiva e entrevista individual. Do total de vagas, 16% serão destinadas aos candidatos negros e pardos. As convocações ocorrerão a partir de fevereiro - veja o edital de abertura.

O edital de homologação do concurso sairá no dia 5 de fevereiro, segundo a Fundatec.

Em breve começarão os testes físicos dos aprovados na etapa objetiva e a previsão é de que a homologação do concurso ocorra até junho. A contratação dos aprovados deverá acontecer até o dia 10 de julho, prazo limite estipulado pela Lei 9.504/57, em virtude da realização das eleições de 2018. Caso as nomeações não aconteçam até esta data limite, os aprovados só poderão ser admitidos no início de 2019.

O cargo de Soldado exige ensino médio completo; carteira de habilitação de categoria mínima "B"; estatura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens; e idade entre 18 e 25 anos até o último dia de inscrições no concurso. Além disso, o candidato deve ter ilibada conduta pública e privada; estar quite com as obrigações eleitorais e militares; não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade ou qualquer condenação incompatível com a função Policial Militar; não ter sido isentado do Serviço Militar por incapacidade física definitiva; se reservista das Forças Armadas, ter sido licenciado, no mínimo, no comportamento bom. As carreiras tiveram reajuste recentemente e o cargo de Soldado tem agora salário inicial de R$ 3.760,54.

O prazo de validade do concurso será de 2 anos, podendo ainda ser renovado por igual prazo, período onde ocorrerão as nomeações dos aprovados.