Saiu o resultado do ENEM 2016. Por meio de divulgação feita nesta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os mais de 5,8 milhões de estudantes presentes no exame já podem conferir suas notas.

O ENEM 2016 teve 8.356.201 de inscritos e registrou 30% de abstenção nas provas aplicadas nos dias 05 e 06 de novembro de 2016 em todo o país.

Os resultados estavam previstos para o dia 19 de janeiro, mas foram antecipados. Para conferir a nota, o estudante precisa informar os dados de CPF e senha de acesso no site do INEP - http://enem.inep.gov.br/participante. Devido ao grande número de acessos simultâneos, a página do INEP vem enfrentando instabilidade nesta quarta-feira.

No primeiro dia de prova, foram 90 questões sobre ciências humanas e ciências da natureza. Já o segundo dia de provas trouxe questões das áreas de linguagem e matemática, além da temida redação. Com o tema "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil" a redação trouxe 4 textos de apoio para o candidato elaborar sua dissertação. Nos textos, laicidade do estado, liberdade de expressão e violência instigada pela intolerância estiveram em pauta. A escolha do tema foi bastante elogiada nas redes sociais.

Os melhores colocados no Enem poderão concorrer a bolsas de estudos em diversas instituições de nível superior que reservem vagas para integrantes do Programa Universidade Para Todos - ProUni; além disso, é possível concorrer também a bolsas em Universidades Federais por meio do Sistema de Seleção Unificada - SISU ou participar do Fundo de Financiamento Estudantil - FIES. Além disso, candidatos com mais de 18 anos que ainda não concluíram o ensino médio poderão ganhar a certificação pelo Exame.

Em relação ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), as datas para realização das inscrições no para a edição do primeiro semestre de 2017 devem ser divulgadas ainda nesta semana pelo site do Ministério da Educação - http://www.mec.gov.br/