Resultado do ENEM 2017 é divulgado pelo INEP; confira sua nota

Resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram publicados nesta quinta-feira, 18. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as notas por volta das 12 horas.

Por: Adriano G. Maas
0
0 share
0 tweets
0 share

Já pode ser consultado o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (resultado Enem 2017). A informação é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que divulgou os dados e as notas dos candidatos agora a pouco, às 12 horas desta quinta-feira, 18.

INEP divulga resultado ENEM 2017 nesta quinta-feiraOs resultados individuais poderão ser consultados na Página do Participante, onde é necessário informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição. A mesma senha dará acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ficará aberto de 29 de janeiro a 1º de fevereiro. Para aqueles que se esqueceram da senha, o INEP sugere que a recuperação seja feita com antecedência. A Página do Participante tem orientações completas para recuperação da senha.

Como em outras edições, e conforme previsto em edital, os resultados para fins exclusivos de autoavaliação de conhecimentos de participantes com menos de 18 anos, comumente chamados de treineiros, serão liberados 60 dias depois da divulgação regular. Os espelhos de correção das redações também sairão após 60 dias. O acesso ao espelho de correção é uma forma do participante saber como se saiu em cada uma das cinco competências avaliadas pela prova.

Cerca de 6,1 milhões de estudantes aguardavam a liberação dos resultados e mais de 300 mil já trocaram a senha no sistema do INEP.

Segundo o MEC, das 4,72 milhões de redações corrigidas, 309.157 tiveram nota zero e apenas 53 atingiram 1.000 pontos, a nota máxima. A fuga ao tema da prova foi o principal motivo para zerar a redação.

A correção das provas é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Neste ano, as provas do Enem foram, pela primeira vez, divididas entre dois domingos. No dia 5 de novembro, foram aplicadas 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências da Humanas e suas Tecnologias; mais a redação. Já no dia 12/11 foram aplicadas as 90 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

O ENEM objetiva avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao fim do ensino médio. Sua nota é utilizada como critério de acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino, e do Programa Universidade para Todos (Prouni), que serve para o ingresso com bolsa integral ou parcial em instituições irivadas. A participação na prova ainda é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou ingressar em cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

ENEM 2018

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já iniciou também os preparativos para a edição 2018 do Exame. Esta será a 20ª edição do Enem. A primeira reunião discutiu o planejamento da produção gráfica da edição de 2018, além de analisar as principais ocorrências do processo de impressão das provas personalizadas, uma das novidades implementadas em 2017.

Avalie esta notícia

Nota:

(0.6/5.0)

Concursos Abertos

Busca avançada de concursos
Concursos Previstos Últimas Notícias
carregando...
FAÇA UM COMENTÁRIO
Faça um comentário sobre este assunto
Enviar