Foram publicados nesta sexta-feira os resultados do ENEM 2015. Ministério da Educação (MEC) divulgou as notas dos candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio realizado no ano passado. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela aplicação das avaliações, divulgou os resultados individuais dos participantes no decorrer desta sexta-feira. Para consulta do resultado, candidato deve acessar a página do participante no site do INEP e inserir seu CPF e senha de acesso no sistema.

A Justiça determinou ainda que o INEP divulgue, juntamente com as notas individuais da prova, o espelho da redação dos candidatos. Em nota, o Inep alegou que isso pode prejudicar os resultados e, portanto, vai publicar apenas a nota da etapa discursiva. Os espelhos da redação devem sair apenas no fim do mês tendo em vista a complexidade da correção, onde dois corretores fizeram uma análise inicial e, em caso de divergências acima de 100 pontos, a prova é analisada por um terceiro corretor, o que atrasa a publicação dos resultados.

O ENEM 2015 teve 7,7 milhões de candidatos inscritos, mas somente 5,8 milhões compareceram às provas nas datas previstas, abstenção de 1,9 milhões, ou, cerca de 25% do total.

Notas do ENEM

Calcular a nota do Enem é bem simples, embora exista uma nota de corte para cada tipo de programa que se pode acessar. Para calcular a sua média geral no exame você deve somar as notas de todas as 5 provas aplicadas, além da redação, e dividir por cinco. O resultado deste cálculo é a sua média geral e através desta nota você poderá se inscrever para concorrer a bolsas parciais ou integrais em programas do governo, ou mesmo obter o diploma de conclusão do ensino médio.

- Nota mínima no Enem para obter o diploma de conclusão de Ensino Médio

Aqueles candidatos que pararam de estudar por algum motivo, e não conseguiram concluir o ensino médio podem fazer o ENEM para obter a sua diplomação neste nível. Para isso, basta que o candidato marque esta opção no ato da inscrição para o exame e obtenha no mínimo 450 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na redação. O certificado obtido por meio do ENEM tem a mesma validade de um documento emitido por uma escola reconhecida pelo Ministério da Educação, e serve para comprovar a sua escolaridade, seja na busca de um emprego ou mesmo para concorrer a algum cargo público.

- Nota mínima no Enem para passar no SISU

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) permite que o candidato ingresse em uma instituição federal de ensino superior sem ter a necessidade de ser aprovado em um vestibular. Para isso, basta que o candidato tenha participado da edição mais recente do ENEM e não tenha zerado a redação. Mas atenção: mesmo não exigindo uma nota mínima, o SISU classifica os candidatos às bolsas pela sua pontuação. Ou seja, quanto mais alta a sua nota, maiores as chances de você ingressar em uma universidade federal. Ao contrário do ProUni, o SISU não exige requisitos de renda específicos.

Quem deseja se inscrever no (SISU) poderá fazê-lo já a partir da próxima segunda-feira, dia 11 de janeiro, com prazo até as 23h59 do dia 14 de janeiro pelo site do SISU/MEC. Ao contrário do ProUni, o SISU não exige requisitos de renda específicos.

No SISU o estudante pode se inscrever em até duas opções de vaga e o resultado sairá já no dia 18 de janeiro na página do Sistema e também pelas instituições de ensino superior. Já entre os dias 18 e 29 de janeiro os candidatos que não foram convocados pela primeira opção podem manifestar interesse em aderir a lista de espera. Caso sobrem vagas, as instituições poderão convocar os alunos da lista. As matrículas ocorrerão nos dias 22, 25 e 26 de janeiro e só haverá uma chamada.

- Nota mínima no Enem para conseguir o FIES

A partir de 2015 os candidatos que desejarem obter o Financiamento Estudantil (FIES) para ingressar em uma instituição de ensino superior devem ter feito a última edição do ENEM, e devem ter sido aprovados com pelo menos 450 pontos nas provas objetivas, além de não ter zerado a redação.
Aqueles candidatos que concluíram o ensino médio antes de 2010 e professores efetivos da rede pública de ensino que solicitarem financiamento para cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia, não precisam apresentar nota mínima no ENEM.

Para ser elegível ao programa, o candidato deve ter renda familiar mensal de no máximo 20 salários mínimos, e o comprometimento desta renda com as mensalidades da faculdade deve ser de pelo menos 20%.

- Nota mínima no Enem para passar no ProUni

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) se utiliza somente da nota do ENEM para selecionar seus candidatos. Através do programa é possível concorrer a bolsas de estudo parciais ou integrais em universidades que aderiram ao programa. Para isso o candidato precisa:

- Ter feito o ENEM no ano anterior imediato à inscrição no programa, e ter obtido pelo menos 450 pontos nas provas objetivas, além, é claro, de não ter zerado a redação.

- Passar por uma seleção em que deve concorrer com outros candidatos que também fizeram o ENEM e estão tentando conquistar a mesma vaga, no mesmo curso, na mesma faculdade e no mesmo turno. Quanto maior a nota de corte obtida, maiores são as chances de se conseguir a vaga.

As notas de corte variam de acordo com a universidade e o curso pretendido pelo candidato, e as bolsas são concedidas somente a estudantes que possuam renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa. Além de todas estas possibilidades a nota do ENEM ainda pode garantir aos aprovados a chance de participar de programas como O Ciência Sem Fronteiras e de concorrer a vagas em universidades lusófonas em todo o mundo.

Para muitos candidatos, a edição de 2015 do ENEM foi considerada a mais difícil dos últimos anos. Fato que também é reconhecido pelos professores que analisaram a complexidade das provas logo após a finalização do exame. No primeiro dia de provas, no sábado, dia 24 de outubro, os candidatos responderam a 90 questões de ciências humanas e da natureza, que exigiram mais atenção às leituras interpretativas do que a imagens e gráficos, como costumava acontecer nas edições passadas. Entre os temas abordados na prova de ciências humanas, estavam primeiros socorros, genética, biologia e desempenho esportivo. Já a etapa de ciências da natureza, exigiu conhecimentos sobre pensadores do século XX, como Friedrich Nietzsche e Simone de Beauvoir - cujo conteúdo da questão chegou a causar polêmica e comoção nas redes sociais. O tempo disponível para a realização desta etapa do exame foi 4 horas e 30 minutos.

Já o domingo, dia 25 de outubro, foi destinado à realização da prova sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação. Desta vez os candidatos tiveram 5 horas e 30 minutos para responder a 90 questões e elaborar uma redação sobre o tema "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira".