Os 5.513.718 estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2018) já podem consultar seus resultados. O MEC informou que o participante poderá ter acesso ao seu resultado individual, mediante inserção do número do CPF e da senha de acesso no endereço eletrônico do INEP ou no aplicativo oficial do exame. O resultado do ENEM 2018 pode ser conferido pelo site do INEP.

O Enem é hoje a principal porta de entrada no ensino superior do Brasil por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Além disso, o MEC utiliza as notas para distribuição de bolsas de estudo em universidades particulares pelo Prouni e para preencher vagas no Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Lembrando que o ENEM não serve mais para conseguir o diploma de nível médio; esta certificação voltou a ser feita por meio da avaliação do Encceja.

Resultado ENEM 2018

Se o estudante esqueceu a senha de acesso, será preciso recuperá-la por meio da opção "esqueci minha senha" no site. Uma nova tela abrirá pedindo o endereço de e-mail correto e a marcação de uma figura solicitada. Após é só clicar em "enviar nova senha por e-mail". Não há mais a opção de receber a senha temporária por SMS.

A pontuação foi liberada no dia 18/01 apenas para os participantes que queiram se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Já aqueles que participaram do exame apenas para testar os conhecimentos (alunos dos dois primeiros anos do ensino médio) só terão acesso ao resultado em março.

O participante poderá ainda ter acesso à vista de sua prova de redação exclusivamente para fins pedagógicos. Os resultados individuais do Enem 2018 não serão divulgados por outros meios de publicação ou instrumentos similares que não o site do INEP..As provas do ENEM aconteceram em dois domingos consecutivos, dias 04 e 11 de novembro. O início das provas se deu às 13h30min e foram 5 horas e 30 minutos de prova no primeiro dia - que inclui a redação - e mais 5 horas no segundo domingo de avaliação.

Na edição de 2018, o tema da redação foi "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet". Os textos motivadores para desenvolver a redação envolveram reportagens publicadas nos sites 'El País', 'BBC' e 'Outras Palavras', além de um gráfico sobre o uso da internet no país.

Foram quatro provas objetivas com 45 questões cada (180 no total), mais uma redação em língua portuguesa. A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e de Ciências Humanas (Filosofia, Sociologia, História e Geografia), mais a redação de tema da atualidade ocorreram no dia 04/11. Já no segundo domingo, 11 de novembro, é a vez de Ciências da natureza (química, física e biologia), além de Matemática, com 5 horas de duração.

SISU abre já no dia 22

O SiSU é o Sistema Informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. O SISU deste ano vai abrir as inscrições já no dia 22 de janeiro, com prazo até o dia 25 do mesmo mês. A seleção unificada oferta 235.476 vagas distribuídas em 129 instituições do país e a pesquisa de vagas já pode ser feita - veja como se inscrever no SISU.

O resultado do SiSU 2019/1 deverá ser publicado no dia 28 de janeiro e as matrículas recebidas de 30 de janeiro a 04 de fevereiro. Quem não for convocado poderá manifestar interesse na lista de espera de 28 de janeiro a 04 de fevereiro.

Prouni

Já o ProUni 2019/1 utilizará as notas do Enem 2018 para o preenchimento de bolsas de estudos parciais (de 50%) e integrais em faculdades particulares de todo o país. As inscrições vão de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, tendo duas chamadas: a primeira em 04 de fevereiro e a segunda no dia 18 seguinte. 

Para participar do ProUni 2019/1 o estudante deve ter atingido média de 450 pontos no Enem 2018 e nota acima de zero na redação. Veja como será o Prouni.