Na última quarta-feira, 16 de maio, o governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, autorizou a contratação temporária de até 408 docentes para atuação nos iniciais do ensino fundamental, médio e profissionalizante, no âmbito da Secretaria Estadual de Educação. A seleção será para suprir as carências existentes nas unidades escolares indígenas no ano de 2018.

Sendo que, 8 professores para atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com carga horária de 22 horas semanais, para suprir as carências existentes nas unidades escolares indígenas no ano de 2018, 170 professores para atuação nos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional, com carga horária de 16 horas semanais e 230 com carga horária de 30 horas semanais, para suprir as necessidades temporárias que surgirão ao longo do ano letivo de 2018, em efetiva regência de turma.

A autorização foi publicada no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira, 18 de maio. Já o edital deve ser publicado pela Seeduc ainda em maio, mais precisamente, até o dia 29. As contratações acontecerão por prazo determinado e os candidatos convocados passarão ainda por exame de saúde ocupacional.

As remunerações dos contratados seguirão os padrões do plano de carreira dos Professores Docentes I - 16 e 30 horas e Professores Docentes II da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Com isso, será reajustada quando houver concessões de reajustes específicos ou gerais.

Além da autorização, a pasta poderá prorrogar até dez contratos com professores contratados para os anos iniciais do ensino fundamental.

Edital professores indígenas

Está aberto ainda processo seletivo para a contratação de professores temporários para atuação na educação indígena. As 38 vagas serão providas no Colégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda e respectivas salas de extensão, no município de Angra dos Reis. As inscrições serão realizadas ao longo do ano letivo de 2018, pelo site - www.rj.gov.br/web/seeduc.

Os candidatos serão avaliados considerando a titulação e a experiência profissional. Serão critérios de desempate, na seguinte ordem: maior pontuação na titulação; maior pontuação nas experiências cadastradas; mais idoso; residir mais próximo à unidade escolar onde o contratado será alocado.

Último concurso SEEDUC RJ Professor 

O último concurso da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro, aconteceu em 2014, na ocasião foram ofertadas 1.400 vagas para Professor Docente I.

Para professor docente I com jornada de trabalho de 16 horas são 704 vagas distribuídas entre as disciplinas de Artes (98), Biologia (13), Ciências (52), Educação Física (18), Filosofia (249), História (22), Inglês (140), Francês (4), Espanhol (16) e Sociologia (84). A remuneração da função será de R$ 1.081,97.

Já para professor docente I com jornada semanal de 30 horas, são ofertadas 696 vagas nas disciplinas de Português (109), Física (169), Geografia (66), Matemática (313) e Química (39), e vencimentos mensais serão de R$ 2.028,67.

Os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva e avaliação de títulos. As provas objetivas contaram com questões de Português, Conhecimentos Gerais e Pedagógicos (Metodologia, Legislação de Pessoal, Legislação Educacional e Políticas Públicas) e Conhecimentos Específicos. Veja o edital Concurso SEEDUC-RJ 2013-2014