A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe-PA) divulgou hoje o resultado final das provas objetivas de dois concursos públicos. Com mais de 38 mil inscritos, os certames têm 969 vagas para Agente Prisional e cargos administrativos. Veja o resultado publicado no Diário Oficial.

O resultado definitivo poderá ser consultado ao longo do dia no site da AOCP: www.aocp.com.br. A prova objetiva teve 50 questões de Língua Portuguesa, Legislação, Informática e Conhecimentos Específicos, variando de acordo com o cargo em disputa. Para a conquista da aprovação, é exigido que o candidato atinja pelo menos 50% de acertos nas questões. O resultado preliminar da etapa foi divulgado em 16 de abril.

Os candidatos realizaram ainda prova discursiva, que terá correção para candidatos aprovados na etapa objetiva que estiverem classificados dentro do quantitativo previsto pelo edital. A etapa vale 10 pontos e tem 40% de aproveitamento como requisito mínimo para aprovação. Serão considerados na pontuação o atendimento ao tema proposto; a clareza de argumentação/ senso crítico, a seletividade de informação, a criatividade/ originalidade, o atendimento à norma padrão da Língua Portuguesa, a coerência (progressão, articulação, informatividade, não contradição), a coesão referencial e sequencial e o atendimento à proposta e ao gênero ou tipologia textual solicitada. Serão zeradas as dissertações caso o candidato não desenvolva o tema proposto, não desenvolva o tema no gênero ou tipologia textual exigida, ou apresente acentuada desestruturação na organização textual ou atente contra o pudor.

Para Agente Prisional, as etapas seguintes previstas para a seleção de candidatos são avaliação psicológica, de caráter eliminatório; exame médico, de caráter eliminatório; prova de aptidão física, de caráter eliminatório; investigação de antecedentes pessoais, de caráter eliminatório; e curso de formação profissional, de caráter classificatório e eliminatório, com duração de no mínimo 300 horas. 

Para os cargos administrativos da Susipe estão previstos avaliação psicológica, de caráter eliminatório; exame médico, de caráter eliminatório; prova de aptidão física, de caráter eliminatório; avaliação de títulos, de caráter classificatório; investigação de antecedentes pessoais; e curso de formação profissional.

Os certames selecionam candidatos de nível médio, técnico e superior para atuação como Agente Prisional, Assistente Administrativo, Eletricista, Assistente de Informática, Técnico em Enfermagem, Técnico de Administração e Finanças nas áreas de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis e Estatística; Técnico em Gestão Penitenciária nas áreas de Biomedicina, Enfermagem, Medicina, Médico Psiquiatra, Odontologia, Pedagogo/ Especialista em Educação, Psicologia e Serviço Social; Técnico em Gestão de Infraestrutura em Arquitetura, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica; Engenheiro de Segurança do Trabalho e Técnico em Gestão de Informática. Os salários variam entre R$ 1.599,20 e R$ 3.636,72

Os concursos terão validade de um ano contado a partir da homologação de resultado, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período. Veja o edital para Agente Prisional e para os cargos administrativos.