Na tarde da última quarta-feira um grupo de manifestantes protestou em frente à Câmara municipal de Salvador para cobrar do governador Rui Costa (PT) as nomeações no concurso público promovido da Polícia Militar da Bahia que foi realizado em 2012.

Uma das habilitadas no concurso,Jamile Santos, integrante do grupo intitulado "Movimento PM Bahia 2012", afirma ter cerca de 1.600 pessoas habilitadas sem nomeação. Afirmou que foram aprovados no concurso em 2012 e este é vigente até 20 de julho de 2020. Foram preteridos no ano de 2017 e agora estão planejando abrir um outro concurso, sendo que há habilitados para chamar. Afirma ainda que foram prejudicados por erros da banca examinadora com questões que não faziam parte do edital de abertura do concurso. A candidata completa dizendo que não se faz necessário a realização de um novo concurso sendo que há excedentes aguardando uma nova convocação.

Foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE) que em julho desse ano seria realizado novo concurso da PM-BA. A oferta será de 2 mil vagas para o posto de soldado. O anúncio foi feito no mês de abril e o governador ainda afirmou que serão chamados os primeiros 1.000 candidatos aprovados para treinamento e após a capacitação da primeira turma os outros 1.000 serão convocados.

Concurso PM-BA 2019: Governo anuncia 2 mil vagas

Além disso, o último concurso da Polícia Militar da Bahia havia sido realizado em 2017 e foram ofertadas 2 mil vagas, sendo 1.819 para homens e 181 para mulheres. As vagas foram disputadas por mais de 123 mil pessoas. A organização desse concurso ficou por conta do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).