Já podem ser consultados os locais de provas para o concurso da Aeronáutica. Com um total de seis editais, o concurso tem como objetivo selecionar pessoal para a Aeronáutica do Brasil, oferecendo um total de 208 vagas em cargos de nível superior. Os exames de admissão são destinados aos cursos de Adaptação de Dentistas, Farmacêuticos, Oficiais de Apoio, Engenheiros e Capelães, para ingresso nas turmas de 2024.

Cada função exige graduação (nível superior) na respectiva área do cargo, além de outros requisitos específicos. Veja cada um editais divulgados:

Edital Concurso Aeronáutica 2023 - Oficiais Médicos: Foram abertas sete vagas para o CADAR, nas especialidades de Dentística (3 vagas), Endodontia (2 vagas), Ortodontia (1 vaga) e Periodontia (1 vaga). Os candidatos devem ter menos de 36 anos de idade no ano de matrícula, possuir graduação em Odontologia e estar habilitados pelo respectivo conselho profissional.

Edital Concurso Aeronáutica 2023 - Oficiais Dentistas: Neste edital, são oferecidas três vagas nas especialidades de Farmácia Bioquímica (2 vagas) e Farmácia Hospitalar (1 vaga). Os requisitos são ter graduação em Farmácia, habilitação na especialidade escolhida e idade inferior a 36 anos no ano de matrícula.

Edital Concurso Aeronáutica 2023 - Oficiais Farmacêuticos: São 150 vagas disponíveis para o CAMAR, distribuídas entre diversas especialidades médicas. Os candidatos devem ter graduação em Medicina, registro no conselho da classe e idade inferior a 36 anos no ano de matrícula.

Edital Concurso Aeronáutica 2023 - Oficiais de Apoio (EAOAP): Este edital oferece 25 vagas para diferentes especialidades, como Administração, Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia, Psicologia, Serviços Jurídicos e Serviço Social. Os requisitos incluem idade entre 18 e 32 anos no dia 31 de dezembro do ano de matrícula, além de graduação na especialidade escolhida.

Edital Concurso Aeronáutica 2023 - Oficiais Engenheiros: Neste edital, são disponibilizadas 22 vagas para Engenheiros nas especialidades Civil, Computação, Eletrônica, Elétrica, Mecânica e Telecomunicações. Os candidatos devem ter 36 anos de idade no ano de matrícula, graduação em Engenharia e formação ou habilitação na especialidade escolhida.

Edital Concurso Aeronáutica 2023 - Oficiais Capelães: Por fim, temos uma vaga destinada ao cargo de Sacerdote Católico Apostólico Romano. O candidato deve ter concluído a graduação em formação teológica regular. Além disso, é necessário ter idade mínima de 30 anos e não completar 41 anos no ano de matrícula.

Provas concurso Aeronáutica (Oficiais)

O concurso será composto por diversas etapas de avaliação, que incluem:

  1. Provas Escritas: Com questões de língua portuguesa (gramática e interpretação de texto), conhecimentos especializados (relacionados à especialidade pretendida) e uma redação.
  2. Verificação de Dados Biográficos e Profissionais (VDBP).
  3. Parecer da Comissão de Promoções de Oficiais (CPO), exclusivamente para candidatos militares da Aeronáutica.
  4. Inspeção de Saúde (INSPSAU).
  5. Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF).
  6. Exame de Aptidão Psicológica (EAP).
  7. Prova Prático-Oral (PPO).
  8. Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC).

Gabaritos do concurso Aeronáutica (Oficiais)

As provas escritas estão agendadas para o dia 28 de maio de 2023, em diversas cidades do Brasil, como Belém (PA), Recife (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Fortaleza (CE), NataL (RN), Parnamirim (RN), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Lagoa Santa (MG), São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS), Canoas (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Manaus (AM).

Os locais de prova foram divulgados no site https://www2.fab.mil.br/ciaar/index.php/ingresse-na-fab no dia 18 de maio.

Após as provas, os gabaritos preliminares serão divulgados no dia 29 de maio de 2023, e os gabaritos definitivos no dia 19 de junho de 2023. É importante que os candidatos acompanhem essas datas e informações para se manterem atualizados.