A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) deu mais um passo para a realização de um novo concurso público. A banca organizadora que vai lançar o novo edital com 107 vagas no órgão foi definida.
A Fundação Carlos Chagas (FCC) vai coordenar a próxima seleção, conforme indicação já anunciada na área de "Próximos Concursos" da banca, disponível no site da instituição. Veja a imagem abaixo:
A definição da banca aumenta a expectativa pela publicação do edital, que deverá trazer 107 vagas para empregos permanentes da Cetesb, além da formação de cadastro de habilitados.
Do total previsto, 23 vagas serão destinadas a funções de nível médio e 84 para cargos de nível superior. A distribuição por emprego ainda deverá ser confirmada oficialmente com a publicação do edital.
O novo concurso é aguardado após a criação, em setembro, da Comissão Especial de Concurso Público, grupo responsável por acompanhar e orientar as etapas de planejamento e execução da seleção.
Concurso Cetesb e as 107 vagas
A nova seleção deverá preencher postos do quadro permanente da companhia. A previsão atualmente divulgada é:
| Escolaridade | Vagas previstas |
| Nível médio | 23 |
| Nível superior | 84 |
| Total | 107 |
Além das oportunidades imediatas, a Cetesb prevê a formação de cadastro de habilitados. Ainda não foram divulgados oficialmente os cargos que terão vagas no novo concurso, nem os salários correspondentes a cada função que sairão no edital de abertura.
Último concurso Cetesb também foi FCC
O último concurso do órgão ocorreu em 2023 e teve 224 vagas, sendo 54 para cargos de nível médio e médio-técnico e outras 170 para nível superior, além de cadastro de reserva. Na ocasião, os salários chegaram a R$ 10.766,80.
Para o nível médio, foram oferecidas oportunidades para Técnico Administrativo e Técnico Ambiental nas formações de Eletrônica, Mecânica, Química, Análises Clínicas e Meio Ambiente.
Já para nível superior, a seleção anterior teve vagas para Advogado, Analista Administrativo nas áreas de Administração, Contabilidade e Economia, além de Analista Ambiental em diversas formações.
Também foram oferecidas oportunidades para Analista de Tecnologia da Informação, nas áreas de Administração de Banco de Dados, Redes e Telecomunicação e Sistemas.
As provas do concurso anterior foram aplicadas em Araçatuba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.
Como foi a prova do último concurso
Embora o conteúdo do próximo edital ainda não esteja definido, a seleção anterior pode servir como referência para quem pretende começar a preparação.
Para os cargos de nível médio, a prova objetiva teve 60 questões de múltipla escolha. A avaliação foi dividida entre conhecimentos básicos e específicos.
Nos conhecimentos básicos, foram cobrados:
- Língua Portuguesa;
- Matemática e Raciocínio Lógico;
- Noções de Informática;
- Noções de Administração Pública.
A parte específica contou com 30 questões, relacionadas à formação exigida para cada função.
Para os cargos de nível superior, a prova objetiva teve 65 questões, sendo 30 de conhecimentos básicos e 35 de conhecimentos específicos.
Além da avaliação objetiva, os candidatos de nível superior fizeram uma prova discursiva, composta pela produção de uma redação dissertativo-argumentativa sobre tema de interesse geral.
224
08/01/2024
31/01/2024
R$ 10.766,80
Não quer perder nenhum concurso? Veja a lista de todos clicando em nossos links abaixo:


