Interessados em ingressar na Polícia Civil do Rio Grande do Sul já começam a se preparar para um novo concurso. De acordo com a diretora do órgão, delegada Nadini Tagliari Farias Anflor, a expectativa é de que um novo concurso da PC-RS ocorra em breve. Ainda assim, a chance de um novo edital sair em 2022 é remota.

Embora hajam candidatos a serem convocados do último concurso realizado em 2018, a delegada informou que a intenção da Corporação é promover um novo certame para os cargos de Delegado, Escrivão e Inspetor da Polícia.

A previsão salarial inicial dos cargos para Escrivão e Inspetor é de R$ 6.366,80; já para o cargo de Delegado o inicial é de R$ 20.353,06. Ambos exigem formação de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação.

Vai ter concurso na PC-RS em 2022?

Mesmo com a intenção de promover uma nova seleção, a corporação depende da autorização do governo do estado para abrir um novo concurso. Assim, dificilmente um novo edital deve sair este ano. Para dificultar ainda mais, autorizações de concurso em ano eleitoral são ainda mais escassas.

Ademais, a validade do último concurso para Escrivão e Inspetor foi estendida de acordo com a Lei Complementar nº 15.677/2021, passando de dezembro de 2022 para setembro de 2023. Assim, o novo edital deve ficar para o ano que vem.

O que faz cada cargo

Escrivão da Polícia

Atua na escrituração ou orientação a escrituração dos livros cartorários de delegacias; bem como, lavrar e expedir certidões, autos de prisão, de apreensão, de restituição, de depósito, de acareação e de reconhecimento, dentre outros.

Inspetor de Polícia

Realiza diligências, operações, vigilâncias e atos investigatórios; prisões, buscas e apreensões; mandados e colaboração na execução de atividades procedimentais e administrativas.

Delegado

  • preside inquéritos policiais, termos circunstanciados e autos de prisão em flagrante; apreende objetos que tiverem relação com o fato delituoso e requisita perícias em geral para a formalização da prova criminal
  • cumpre e faz cumprir mandados de prisão; dirigi e orienta a investigação criminal e todos os atos de polícia judiciária de uma Delegacia de Polícia ou qualquer outro órgão policial
  • procede à verificação e exame dos atos ilícitos que chegam a seu conhecimento, tomando as providências jurídicas que o caso requer
  • elabora relatórios, bem como representa a decretação judicial de prisões cautelares; procede a sindicâncias administrativas, processos administrativos disciplinares
  • expede e fiscaliza a emissão de documentos públicos de sua competência; gerencia o órgão policial em que estiver lotado, em conformidade com as normas e princípios que regem a Administração Pública.

Último concurso

O último edital para os cargos de Inspetor e de escrivão da Polícia Civil RS ocorreu em 2017 e teve 1.200 vagas, sendo 600 para Escrivão e 600 para Inspetor, todos na época exigiam nível superior.

Cerca de 260 candidatos estão realizando o preparo na Academia de Polícia (Acadepol), mas a previsão é que estes tomem posse ainda em maio deste ano.

A organização do último certame foi realizada pela FUNDATEC. Na época a fundação anunciou que 44.238 candidatos concorreram aos cargos, sendo 19.368 inscritos para o cargo de escrivão e 24.870 inscritos para o cargo de inspetor.

A validade deste concurso se estendeu de acordo com a Lei Complementar nº 15.677/2021, passando de dezembro de 2022 para setembro de 2023. Veja a Lei:

Diário Oficial do Estado do RS
Diário Oficial do Estado do RS

Saiba como ocorreu o processo de seleção do último concurso para Inspetor e de Escrivão da Polícia Civil RS. Os principais requisitos para a inscrição no concurso de 2017 foram:

  • Ter concluído curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação até a data da matrícula no Curso de Formação Profissional;
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação para conduzir veículos automotores, no mínimo da categoria "B", até a data da matrícula no Curso de Formação Profissional;
  • Possuir CPF válido e situação regularizada perante a Secretaria da Receita Federal;
  • Possuir saúde física e psiquiátrica e aptidão psicológica adequados ao exercício das atividades inerentes à carreira policial e, especialmente, ao cargo
  • Possuir conduta moral, ética, social e profissional compatível com a função policial

A seleção contou com várias etapas, sendo:

  • Prova de capacitação intelectual
  • Prova de capacitação física
  • Sindicância de vida pregressa e atual
  • Exames de saúde
  • Aptidão psicológica

A prova de capacitação intelectual foi realizada em duas partes, aplicadas no mesmo dia, em turnos distintos. Além da prova de múltipla escolha, os candidatos tiveram que realizar uma redação.

Confira o último edital PCRS

Último concurso para Delegado da Polícia Civil RS

Já para Delegado da Polícia Civil o último concurso ocorreu em 2018 e ofertou 100 vagas para uma jornada de trabalho de 40h semanais. Desse total de vagas, 16% eram destinadas para afrodescendentes e 10% para candidatos com deficiência.

Para concorrer a esta função, o edital exigia que o candidato tivesse concluído o bacharelado em Direito e ainda tivesse 3 anos de atividade jurídica ou policial, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria "B".

Etapas de seleção do concurso:

A seleção contou com prova objetiva de Língua Portuguesa e de Conhecimentos Jurídicos e uma prova discursiva com 20 questões. Além disso, foi aplicado uma prova oral e por fim, prova de títulos.

Consta ainda durante esta seleção:

  • Prova de Capacitação Física,
  • Sindicância da Vida Pregressa e Atual,
  • Exames de Saúde
  • Avaliação da Aptidão Psicológica (eliminatórias).

Confira o último edital