Está mais perto de sair o edital de abertura do novo concurso público da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, município com mais de 129,4 mil habitantes do estado do Rio Grande do Sul. A informação é da assessoria de imprensa municipal, que por meio do secretário de Administração e Transparência, Vanir Ramos de Azevedo, confirmou o edital para os próximos meses, após aprovação da lei de cotas no legislativo municipal na última semana.

A comissão especial organizadora do concurso inclusive já revisou o plano de carreira e o regime jurídico dos cargos do Executivo. A próxima etapa é abrir a licitação para contratação da empresa organizadora que receberá as inscrições e aplicará as provas.

Cotas

Na noite da última segunda-feira, 22 de abril, foi aprovado o projeto que cria cotas raciais em concursos da Prefeitura. De acordo com Vanir, o concurso sai ainda neste ano e deve ser realizado no segundo semestre "Nós sempre dissemos, desde o início, que nós tínhamos três barreiras que precisavam ser vencidas para que nós fizéssemos o concurso público municipal; o primeiro era a revisão do plano de carreira, o segundo a revisão do regime jurídico, que já foi resolvido, e a terceira questão era a análise e aprovação da lei de cotas. A partir da aprovação da lei, agora é com o Executivo", disse.

Sobre o concurso

São esperadas ao menos 400 vagas em empregos de todos os níveis de escolaridade, sendo que a maior parte será para áreas de saúde e educação, que têm mais necessidade de pessoal.

Uma nova reunião nesta terça-feira, 23 de abril, com a equipe de Recursos Humanos da autarquia vai analisar o número de vagas pedidas por cada secretaria. A análise de cargos e o termo de referência serão finalizados até a próxima sexta-feira. Após isso, sairá o projeto básico do concurso para escolha da banca organizadora.

Último em 2014

O último concurso público da Prefeitura de Santa Cruz do Sul-RS aconteceu em 2014, sob responsabilidade da banca Objetiva Concursos, quando contou com 293 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior para atuação na área de saúde do município.

As oportunidades foram para Agente Comunitário de Saúde (195), Atendente de Consultório Odontológico (14), Técnico de Enfermagem (35), Enfermeiro (18), Cirurgião Dentista (14) e Médico (17). Os salários variaram entre R$ 919,52 e R$ 9.744,00.

Os candidatos foram avaliados por meio de aplicação de prova objetiva escrita para todos os cargos, além de avaliação psicológica. Para os cargos de nível superior (enfermeiro, cirurgião dentista e médico) houve ainda prova de títulos.

Já para as demais áreas do quadro de pessoal do executivo, o último concurso aconteceu em 2012, quando ofertou 346 vagas e foi coordenado pela CONSESP - saiba mais.