O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta-feira de 20 de maio o aguardado resultado do concurso para os cargos de Recenseador e Agente Censitário. A seleção com mais de 206 mil vagas vai contratar temporariamente os profissionais que irão atuar no Censo Demográfico 2022.

O concurso do IBGE 2022 contou com 621.228 inscrições de candidatos habilitados para fazer as provas. A seleção para Recenseador recebeu quase 350 mil inscrições de candidatos que concorrem a 183 mil vagas na função.

O edital oferta ainda mais 18.420 vagas para Agentes Censitários Supervisores (ACS) e 5.450 para Agentes Censitários Municipais (ACM) que serão disputadas por 271.791 candidatos.

O IBGE divulgou a lista de aprovados por município brasileiro - clique aqui para consultar.

Quando começam as convocações no IBGE?

A próxima etapa do concurso IBGE 2022 será a de convoção dos candidatos aprovados dentro do número de vagas. O início do treinamento para os Recenseadores está previsto para ocorre em 18 de julho e ir até o dia 22, enquanto para ACS e ACM o treinamento deve ocorrer de 6 a 15 de junho.

Os demais candidatos aprovados que não forem convocados serão mantidos em lista de espera para uma eventual convocação posterior, conforme o edital. A fase de treinamento dos Recenseadores do IBGE terá caráter eliminatório e classificatório e será realizada em duas etapas: autoinstrução e presencial.

Inclusive, o IBGE está promovendo uma nova seleção em maio, com inscrições até fim do mês, com vagas remanescentes do Censo, para preencher ainda mais 133 vagas.

A etapa de autoinstrução do treinamento consiste na leitura prévia do Manual do Recenseador, disponível para download no endereço eletrônico - https://censo2022.ibge.gov.br/sobre/treinamento/manuais.html. Já a fase de treinamento presencial erá duração de cinco dias, com carga horária de 8 (oito) horas diárias para todos os candidatos.

Os candidatos aprovados no teste final do treinamento que realizarão a coleta de dados em Setores Censitários de Povos e Comunidades Tradicionais (PCT) terão mais um dia de treinamento.

Os locais e datas do treinamento presencial para Recenseador serão divulgados no site https://censo2022.ibge.gov.br/sobre/treinamento.html.

Recenseador do IBGE: quanto ganha e quais são as atribuições?

A função de Recenseador do IBGE exige formação de nível fundamental completo e não possui salário fixo. A remuneração do Recenseador é calculada conforme produção, ou seja, pelo número de horas trabalhadas e também pelo grau de dificuldade na abordagem do domicílio.

O IBGE recomenda o número mínimo de 25 horas semanais de trabalho, com horário a ser definido pelo próprio Recenseador, que também deve considerar o melhor momento para coletar os dados nos domicílios.

Para ter uma base do salário do Recenseador o IBGE disponibiliza uma ferramenta que simula a remuneração conforme o município de atuação e a quantidade de horas semanais trabalhadas. Confira aqui o simulador de salário do Recenseador.

O Recenseador é o profissional que visita os domicílios vestido de colete azul e com o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) em mãos. Ele é responsável pelas entrevistas que servirão como ferramenta para a coleta das informações da população brasileira.

O Censo Demográfico 2022 terá mais de 70 milhões de domicílios visitados em 5.570 municípios do país a partir de 1º de agosto. O estudo vai atualizar as características da população como a questão da moradia, identificação étnico-racial, núcleo familiar, deficiência, nível de educação, trabalho e rendimento, entre outras informações.

O Censo do IBGE é realizado a cada 10 anos e a última pesquisa ocorreu no ano de 2010. Marcado para 2020, o estudo sofreu diversos adiamentos por causa da pandemia até ser realizado neste ano. A estimativa do IBGE é que a população brasileira seja de 215 milhões de pessoas, dado a ser confirmado no Censo Demográfico de 2022.