Um novo concurso está nos planos do Administração Superior do Ministério Público do Pará para provimento de cargos para servidores ainda em 2021 (Concurso MP-PA 2021). No dia 25 de maio, em reunião realizada, o órgão deu continuidade às etapas preparatórias para o lançar o novo edital.

Em breve
Em breve
R$ 2.489,93
165


"Em reunião realizada nesta terça-feira, 25, a administração superior do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) deu continuidade as etapas preparatórias para a realização do concurso público de servidores ainda este ano, na instituição", consta em nota publicada no portal do órgão.

A abertura do novo concurso segue as exigências da Lei Complementar 173/2020 - que não permite o aumento de despesas. O concurso será então para provimento de cargos que estão vagos, apenas, sem criação de novos.

Cargos do MP-PA

O projeto básico do concurso está em elaboração. O documento deverá trazer o quantitativo de vagas, cargos, remunerações, estrutura salarial e como serão as provas. Uma vez concluído, deverá ser apresentado no momento em que for iniciado o processo de escolha da banca organizadora.
Até o momento não há data definida para o término do projeto básico.

Espera-se que sejam contemplados os cargos de Auxiliar de administração (nível médio) e Analistas (nível superior), os quais estão em análise. Atualmente, existem 68 cargos vagos de auxiliar de administração, conforme dados da transparência atualizados até 2020.

Edital foi anunciado em 2019, mas não saiu


O edital do concurso para Auxiliar Administrativo do MP-PA chegou a ser anunciado para sair em novembro de 2019 pelo próprio site do Ministério Público do Pará. Porém, no mês seguinte, a comissão organizadora decidiu rever o cronograma. Em 2020, a pandemia fez o documento novamente atrasar.

Conforme projeto inicial do edital, a prova objetiva teria 70 questões de Língua Portuguesa; Noções de Informática; Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Estado do Pará; Lei Orgânica do MP-PA; Noções de Administração Pública; Noções de Direito Constitucional; Noções de Direito Administrativo; Noções de Direito Civil.