O Governo do Estado do Pará, anunciou na última segunda-feira, dia 22 de abril, que abrirá, ainda neste ano, um novo concurso público para contratar novos policiais militares. De acordo com o anúncio, serão cerca de 7 mil vagas. O último concurso realizado para este órgão foi em 2016. Na época foram mais de 2 mil vagas disputadas por cerca de 100 mil candidatos.

30/11/2020
14/01/2021
07/03/2021
R$ 4.256,98
2.405
08/03/2021
Anexos

Segundo o governador, Helder Barbalho, a meta é priorizar a abertura do concurso público, que vai ofertar vagas para oficiais e praças da PM. O certame deve ser iniciado no segundo semestre, e as vagas serão preenchidas conforme a necessidade da administração pública.

Atualmente, a Polícia Militar promove o Curso de Formação de Praças 2018/2019, que forma 547 novos policiais militares para compor a corporação, distribuídos em Belém (304), Santa Izabel (49), Castanhal (94) e Marabá (100). A formatura destes agentes ocorre ainda neste semestre.

Requisitos do Soldado da PMPA

Para concorrer ao cargo de Soldado da Polícia Milita-PA, o interessado deverá comprovar:

- Ter idade mínima de 18 anos na data de matrícula no curso e máxima de 30 anos no último dia de inscrição no concurso;
- Ter concluído o Ensino Médio até a data de matrícula no Curso de Formação de Praças da PMPA;
- Provar o cumprimento das obrigações eleitorais e militares;
- Estar em pleno exercício dos direitos políticos;
- Gozar de saúde física e mental;
- Não haver sido condenado criminalmente por sentença judicial transitada em julgado ou sofrido sanção administrativa impeditiva do exercício de cargo público;
- Ter altura mínima de 1,65m se for do sexo masculino, e de 1,60m se for do sexo feminino;
- Ter reputação ilibada na vida pública e privada e comportamento social compatível com o exercício do cargo policial militar;
- Ter sido licenciado da organização militar a que serviu, no mínimo, no comportamento bom, se for o caso;
- Ser habilitado para conduzir veículo automotor, possuidor da Carteira Nacional de Habilitação, categoria 'B'.

Concurso de 2016

O último certame foi coordenado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa da Universidade Federal do Pará (FADESP) e foram três editais publicados. O primeiro disponibilizou 2 mil chances no curso de Formação de Praças (CFP/PM). O segundo, tinha como objetivo o ingresso ao Curso de Formação de Oficiais (CFO/PM) e teve 160 possibilidades. Já o terceiro, ormatizou 34 vagas para o ingresso ao Curso de Adaptação de Oficiais.

Na época o concurso contou com diversas etapas de avaliação. As provas objetivas constituíram a primeira delas e foram aplicadas nas cidades de Belém, Santarém, Marabá e Altamira. Além dela, os candidatos também passaram por avaliação de saúde, teste de avaliação física, avaliação psicológica e investigação de antecedentes pessoais.

De acordo com o edital do último concurso, a avaliação dos inscritos teve:

- Prova de Conhecimentos com 60 questões objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, sendo 10 de Língua Portuguesa, 06 de Matemática, 08 de Atualidades, 10 de Noções de Direito, 10 de Legislação Institucional, 08 de História e 08 de Geografia;

- Avaliação de Saúde, de caráter eliminatório;

- Teste de Avaliação Física, de caráter eliminatório, com exercícios de Flexão Abdominal sobre o solo em 1 minuto, Flexão de braço no solo, Flexão/sustentação de braço na barra fixa horizontal e Corrida de 12 minutos;

- Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório,

- Investigação Social

Confira o edital do último concurso para a PM-PA

Outros concursos

Além do concurso para a Polícia Militar, também há expectativa de realização de certames para seleção de profissionais para Polícia Civil e na Superintendência do Sistema Penitenciário. Ainda não foram divulgados o número de vagas e os cargos que serão abertos nesses concursos, no entanto, de acordo com a Secretaria de Administração do Estado do Pará, os preparativos para a realização de todos eles já foram iniciados.

Anexos