O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou a realização de um novo concurso para a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Desta vez, o concurso visa preencher 100 vagas destinadas ao Curso de Formação de Oficiais (CFO) de 2023.

A carreira será aberta a candidatos que possuam bacharelado em Direito e tenham idade entre 18 e 32 anos. Além disso, é necessário que os candidatos tenham altura mínima de 1,65m (para o sexo masculino) ou 1,60m (para o sexo feminino), conforme estabelecido no edital a ser publicado até a data limite de inscrição.

Os aprovados ingressarão no curso de formação como aluno-oficial, recebendo remuneração acima de R$ 3.146,42. Após a conclusão do curso e do estágio, os aprovados serão incorporados ao quadro de oficiais da PMERJ, no posto de segundo tenente, com ganhos a partir de R$ 7.051,94.

Agora, com a autorização concedida para o certame, a próxima etapa será a constituição da comissão organizadora, além da seleção e contratação da banca responsável por conduzir o concurso PMERJ.

A Polícia Militar do Rio de Janeiro tem ainda um concurso aberto com 2 mil vagas para Soldados em Julho.

Veja a publicação oficial:

DESPACHO DO GOVERNADOR EXPEDIENTE DE 19 DE JUNHO DE 2023 PROCESSO ADMINISTRATIVO N° SEI-350133/002139/2022 -Considerando o que consta da instrução do processo em epígrafe, em especial as manifestações jurídicas quanto à juridicidade da proposição, devidamente placitadas pela d. Procuradoria Geral do Estado, AUTORIZO a realização de concurso público, pela Secretaria de Estado de Polícia Militar - SEPM, para o provimento de 100 (cem) vagas para o concurso de Formação de Oficiais 2023.


Como foi o último concurso da PMERJ?

No ano de 2021, ocorreu o último concurso para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da PMERJ, que ofereceu 32 vagas. A organização do concurso ficou a cargo da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Naquela edição, os candidatos passaram por cinco etapas avaliativas, que foram as seguintes:

  • 1ª etapa: Provas objetivas e discursivas;
  • 2ª etapa: Exame antropométrico e Teste de Aptidão Física (TAF);
  • 3ª etapa: Avaliação psicológica;
  • 4ª etapa: Exame de saúde; e
  • 5ª etapa: Avaliação social e documental.

A primeira etapa consistiu em uma prova com 70 questões objetivas, distribuídas nas áreas de Direito Administrativo (14), Direito Constitucional (14), Direito Penal (14), Direito Processual Penal (14), Direito Penal Militar (7) e Direitos Humanos (7).

Para ser aprovado, era necessário obter uma pontuação igual ou superior a 50% do total de pontos e não zerar nenhuma disciplina.

A prova discursiva, por sua vez, contou com três questões, abrangendo as áreas de Direito Administrativo, Constitucional e Penal/Processual Penal. Somente os exames dos candidatos aprovados na etapa objetiva, até o limite de seis vezes o número de vagas, foram corrigidos.

Após a conclusão de todas as fases, o concurso da Polícia Militar do Rio de Janeiro foi homologado, tendo sua validade estabelecida por 60 dias.