A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) recebeu autorização do Ministério da Economia para preencher mais de 6 mil vagas temporárias para reforçar a linha de frente de atendimento a pacientes acometidos pela Covid-19. A aprovação do quantitativo de vagas na estatal foi publicada na edição desta segunda, 30 de março, do Diário Oficial da União.

A previsão é de que sejam abertas 900 vagas para médicos, 1,4 mil para enfermeiros, 3 mil para técnicos em enfermagem, 500 para fisioterapeutas e 100 para engenheiros e arquitetos, responsáveis pelas mudanças necessárias para a acomodação dos pacientes. A seleção será feita por meio de chamamento público via edital que deve ser publicado ainda esta semana. No documento constarão as informações de pré-requisitos para participar, remuneração, tempo de contratação, entre outras.

EBSERH terá 6 mil vagas temporárias para combate ao COVID-19
EBSERH terá 6 mil vagas temporárias para combate ao COVID-19

Os profissionais atuarão em um dos 40 hospitais universitários federais da rede como reforço do quadro existente ou como reposição de profissionais que precisaram se ausentar por serem do grupo de risco, estarem contaminados ou por estarem de quarentena por precaução devido a sintomas de gripe.

"Estamos em um momento em que temos que nos dedicar ainda mais à nossa missão de cuidar. Somos a linha de frente no combate a uma pandemia mundial e a população brasileira depende de todos nós que atuamos na área da saúde. A Rede Ebserh está fazendo a sua parte e o reforço de nosso contingente vai ao encontro das necessidades desse período tão delicado", declarou o presidente da estatal, Oswaldo Ferreira.

FIOCRUZ abriu 1,172 vagas

Já no Rio de Janeiro, a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) já abriu o novo processo seletivo simplificado para contratação de pessoal em 1.172 vagas de níveis médio, técnico e superior para enfrentamento da Covid-19. A Fundação busca pessoal para atuação nas áreas de Infectologia, Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, Atenção Primária em Saúde e Saúde do Trabalhador.

A lotação dos profissionais se dará no novo Centro Hospitalar para a pandemia da Covid-19, ao Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), ao Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF), ao Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria e ao Centro de Referência Professor Helio Fraga, da Escola Nacional de Saúde Pública, além da Coordenação de Saúde do Trabalhador da Fiocruz.

Há vagas para Médicos, Radiologistas, Técnicos em Radiologia, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Fisioterapeutas, Farmacêuticos, Técnicos em Farmácia, Psicólogos, Assistentes Sociais e Auxiliar Administrativo - veja mais da seleção da FIOCRUZ.