Os 18.201 candidatos inscritos no grande concurso da Secretaria de Educação do Mato Grosso (Seduc MT) já podem conferir os gabaritos preliminares oficiais das provas objetivas aplicadas no último domingo, 22, no estado.
A Fundação Getúlio Vargas, organizadora da seleção, divulgou as respostas das avaliações agora a pouco em seu site - veja os gabaritos. O prazo para recursos contra as respostas e também sobre as questões das provas abre às 12h desta quarta-feira (25) e se estende até às 12h de sexta-feira, dia 27 de junho.
O concurso vai preencher 1.500 vagas no cargo de Professor da Educação Básica em várias áreas de atuação. A exigência é ter graduação (licenciatura) na área para tomar posse.
Como foram as provas da Seduc/MT
A prova objetiva aplicada para cada área pode ser consultada no site da FGV e ela teve 50 questões divididas entre os seguintes conteúdos:
- Módulo I
- 03 questões de Legislação básica da Educação e Diretrizes - peso 1;
- 03 questões de Noções Básicas de Ética e Filosofia - peso 1;
- 04 questões de Saberes Digitais Docentes - peso 1;
- 05 questões de História e Geografia do Estado de Mato Grosso - peso 1.
- Módulo II
- 15 questões de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Especializado - peso 3;
- 20 questões de Habilidades e Competências sobre o Conteúdo - peso 2.
Será aprovado na prova objetiva o candidato que, cumulativamente:
- tiver nota igual ou superior a 50 pontos no total da prova objetiva;
- não obtiver nota ZERO em qualquer módulo.
Já a prova discursiva vale 100 pontos e cobrou a resolução de duas situações-problema baseadas em casos escolares, com base em tema atual, inédito e relacionado ao contexto escolar. A resposta deveria ter de 10 a 20 linhas.
A seleção dos Professores será feita ainda por meio de outras etapas, que terão:
Prepare-se: Apostila SEDUC-MT 2023 - Apoio Administrativo Educacional (AAE)
- Prova prática, de caráter eliminatório e classificatório;
- Avaliação de títulos, de caráter classificatório;
- Perícia médica e Heteroidentificação.
As demais convocações para as etapas sairão pelo site da FGV.
A Seduc/MT vai preencher 1.500 vagas para docência nas áreas de:
- Professor de Artes;
- Professor de Biologia;
- Professor de Ciências;
- Professor de Educação Física;
- Professor de Filosofia;
- Professor de Física;
- Professor de Geografia;
- Professor de História;
- Professor de Inglês;
- Professor de Língua Portuguesa;
- Professor de Matemática;
- Professor de Química;
- Professor de Sociologia.
As remunerações iniciais variam de R$ 3.671,84 a R$ 7.005,09, por jornadas de trabalho de 20 a 40 horas por semana.
Das vagas abertas, 10% serão reservadas para as pessoas com deficiência e 20% para os candidatos negros (pretos ou pardos). O concurso terá validade de 6 meses e poderá ser prorrogado por mais 6, a critério da Educação do Estado do Mato Grosso.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.