A Cesgranrio divulgou na manhã desta segunda-feira os gabaritos das provas objetivas do grande concurso público aberto pelo Banco do Brasil (concurso BB 2021). A seleção teve recorde de inscritos em uma única seleção pública no país. Foram mais de 1,6 milhão de candidatos inscritos que tentam ingressar no banco nas diversas agências pelo país. Segundo a banca, a abstenção foi de cerca de 50% - por volta de 770 mil candidatos não compareceram para realizar as provas.

Após a realização das provas, candidatos aguardavam ansiosamente a divulgação das respostas das avaliações. A Cesgranrio divulgou os gabaritos agora a pouco - veja abaixo.

Para Escriturário - Agente Comercial, foram 3 temas de redação dependendo do tipo de prova aplicada, envolvendo os seguintes temas:

  • Prova A versou sobre "privacidade digital";
  • Prova B foi sobre "a influência da satisfação no trabalho sobre o desempenho do funcionário";
  • A Prova do tipo C teve a redação sobre "Os objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil";
  • Já para o cargo de Agente Comercial - área de TI, o tema da redação envolveu "Efeitos negativos da pandemia no futuro da educação no Brasil"

O candidato teve que produzir um texto de 25 a 30 linhas sobre o assunto.

Devido ao grande número de candidatos, o BB teve que incluir mais cidades do que o inicialmente previsto para realização dos testes. O concurso tem 4.480 vagas, sendo 2.240 imediatas e mais 2.240 para um cadastro de reserva no cargo de Escriturário. No cadastro reserva as chamadas ocorrem conforme a necessidade do banco no decorrer da validade da seleção, que será de até 2 anos.

Os candidatos passaram por duas etapas de avaliação no domingo, sendo elas:

  • Prova objetiva, com 70 questões de múltipla escolha - 25 delas de conhecimentos básicos e 45 questões de conhecimentos específicos;
  • Prova de redação, de caráter eliminatório, texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo.

As provas tiveram duração de 5 horas. Serão aprovados nas provas objetivas os candidatos que obtiverem aproveitamento superior a 50% da pontuação no conjunto das provas objetivas, 50% de acertos na prova objetiva de conhecimentos Básicos e ainda 50% na prova objetiva de Conhecimentos Específicos. Além disso, para ser aprovado o candidato não poderá zerar nenhum disciplina, segundo as normas do edital BB 2021.

Gabarito do Banco do Brasil

Os gabaritos preliminares oficiais das provas foram divulgados nesta segunda-feira, 27 de setembro. As respostas podem ser consultadas pelo site da Cesgranrio. Foram três tipos de prova aplicadas (A, B e C) para o cargo de Agente Comercial e uma prova para Agente de TI. Veja:

- Gabarito da prova A de Agente Comercial do Concurso do Banco do Brasil
- Prova A de Agente Comercial do Concurso do Banco do Brasil

As demais provas aplicadas e todos os gabaritos das demais versões podem ser consultados pela Cesgranrio.

Os recursos abrem nesta segunda, dia 27, e seguem até 28 de setembro para quem julgar necessário pedir revisão de alguma resposta.

Em caso de empate de notas na avaliação, o desempate final se dará por meio dos seguintes critérios, nesta ordem:

  • ter Idade igual ou superior a 60 anos, até o último dia de inscrição;
  • obtiver maior número de pontos em Conhecimentos Específicos;
  • obtiver maior número de pontos em Tecnologia da Informação;
  • obtiver maior número de pontos em Probabilidade e Estatística;
  • obtiver maior número de pontos em Matemática;
  • obtiver maior número de pontos em Língua Portuguesa.

Veja as demais datas previstas para as próximas fases do concurso BB:

  • Interposição de recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados - 27 e 28/09/2021
  • Prazo para acerto cadastral (nome, identidade, data de nascimento e endereço), se necessário -
    29 e 30/09/2021
  • Disponibilização da imagem do Cartão-Resposta - 26/10/2021
  • Divulgação dos resultados das provas objetivas e das notas preliminares de Redação - 04/11/2021
  • Vista da prova de Redação e pedido de revisão das notas para candidatos que obtiverem nota inferior a 70 - dias 04 e 05/11/2021
  • Resultado dos pedidos de revisão de notas de Redação e convocação dos(as) candidatos(as) que se autodeclararem pretos(as) ou pardos(as) - 12/11/2021
  • Aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos(as) concorrentes às vagas reservadas para pessoas pretas ou pardas - 16 a 22/11/2021
  • Resultado da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos(as) concorrentes às vagas reservadas para pessoas pretas ou pardas - 02/12/2021 / Interposição de eventuais recursos quanto ao resultado da avaliação - 02 e 03/12/2021
  • Previsão de divulgação dos resultados finais - 21/12/2021

O novo concurso é para Escriturário, mas terá vagas com foco em novas áreas de relacionamento do banco: Agente de Tecnologia (apenas no DF) e Agente Comercial (todo o país). O concurso é nacional e terá vagas em todos os estados do país - a lista de vagas por cidade e região você pode conferir no anexo I do edital. A Fundação Cesgranrio é quem coordena a seleção e aplicará provas em várias cidades de cada estado no fim do mês de setembro.

Escriturário do BB exige nível médio

O cargo de Escriturário exige certificado de conclusão de nível médio apenas, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, e idade mínima de 18 anos completos na data da contratação.

O salário inicial do Escriturário é de R$ 3.022,37 por jornada de trabalho de 30 horas semanais, mais benefícios como participação nos lucros ou resultados, vale-transporte, auxílio-creche, ajuda alimentação/refeição (por volta de R$ 1.500), auxílio a filho com deficiência, previdência complementar, acesso a programas de educação e capacitação e possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional.

O edital reserva ainda 5% das vagas para as pessoas com deficiência e 20% ficam para candidatos negros e pardos.

A validade do concurso será de um ano a contar da data de publicação do edital de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério exclusivo do Banco do Brasil. Ou seja, aprovados no cadastro reserva poderão ser convocados dentro dos próximos 2 anos.