Ocorreram neste domingo, 6, as provas objetivas e discursivas do grande concurso ICMBIO. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vai preencher 171 vagas nos cargos de Técnico e Analista Ambiental em vários estados do país.

As provas objetivas e a prova discursiva para Analista Ambiental tiveram início às 8 horas; já para Técnico Ambiental elas iniciaram às 15 horas. A duração total da avaliação foi de 4h30 para os dois cargos.

Foram 33.217 candidatos inscritos no concurso, sendo mais de 13 mil deles apenas para vagas no estado do Pará - veja a demanda por estado.

A prova objetiva aplicada teve 100 questões para Analista e 120 para Técnico Ambiental, além da prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório para ambos os cargos. Elas foram aplicadas nas cidades de Belém-PA, Macapá-AP, Manaus-AM, Porto Velho-RO, Rio Branco-AC e São Luís-MA.

Gabaritos ICMBIO

Os gabaritos preliminares oficiais das provas objetivas poderão ser consultados a partir das 19h desta terça-feira (8) pelo endereço eletrônico do Cebraspe - www.cebraspe.org.br/concursos/icmbio_21.

A prova aplicada foi do tipo Certo e Errado, onde cada acerto soma um ponto e cada erro desconta um ponto da nota final. Marcação dupla ou questão sem marcação não somam nem subtraem pontos.

Para ser aprovado na etapa objetiva para o cargo de Analista, o candidato precisará alcançar:

  • 8,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos P1;
  • 18,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2;
  • 30,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

Já para Técnico Ambiental o candidato precisará somar, para ser aprovado:

  • 10,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos P1;
  • 21,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2;
  • 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

O prazo de recursos contra os gabaritos preliminares e o padrão preliminar de respostas da prova discursiva vai de 9 a 10/2/2022 pelo site do Cebraspe.

Os gabaritos definitivos, o padrão definitivo de respostas da prova discursiva e o resultado final das provas objetivas sairá no dia 7 de março.

Cargos do concurso ICMBIO

São 61 vagas abertas para o cargo de Analista Ambiental, que exige diploma de nível superior em qualquer área de formação. O salário é de R$ 8.089,64, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Há ainda 110 vagas para o cargo de Técnico Ambiental com exigência de conclusão de curso de ensino médio. A remuneração será de R$ 3.605,34, por carga horária semanal de 40 horas.

Os aprovados serão lotados na área de Amazônia Legal, compreendida pelos estados do Acre (14), Amapá (12), Amazonas (34), Maranhão (8), Pará (69) e Rondônia (34). O concurso reserva ainda 15 vagas para os candidatos portadores de deficiência e 34 para os candidatos negros.