Candidatos poderão consultar ainda no domingo os gabaritos preliminares das provas objetivas do concurso público da Guarda Municipal de Maricá no estado do Rio de Janeiro. As avaliações que ocorreram no último domingo, 08 de dezembro, tiveram 4 horas de duração e foram compostas por 50 questões de múltipla escolha valendo 100 pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver no mínimo 50 pontos.

Foram 10.053 candidatos inscritos, que disputam as 200 vagas e o cadastro de reserva no cargo de Guarda Civil. Das 200 vagas, 150 são de ampla concorrência, 40 serão destinadas aos candidatos negros e pardos e 10 ficam para portadores de deficiência. A remuneração inicial do cargo é de R$ 1.749,38, mais uma gratificação de periculosidade de 40% sobre o vencimento básico, totalizando inicial de R$ 2.449,13.

Gabaritos da Guarda de Maricá-RJ

Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados após as 18 horas deste domingo, 08 de dezembro, e poderão ser consultados apenas pelo site da UFF

Outras informações como prazo de recursos e calendário geral podem ser conferidos no edital

Próximas etapas

A segunda etapa do concurso será composta pela prova de Aptidão Física, de caráter eliminatório. Esta, visa aferir a aptidão e a capacidade do Candidato para suportar física e organicamente as exigências das atribuições do cargo. Os Testes serão filmados e/ou gravados. A Prova de Aptidão Física será realizada de 7 a 13 de janeiro de 2020 e a convocação será divulgada por meio de Nota Oficial a ser publicada no dia 18 de dezembro pela Coseac da UFF.

A próxima etapa, de caráter eliminatório, será composta por Exame Psicotécnico e Exame Médico. Serão convocados para esta etapa, todos os candidatos considerados aptos na prova de aptidão Física. A convocação será divulgada por meio de Nota Oficial a ser publicada no dia 30 de janeiro. Neste Exame Médico o Candidato será considerado apto ou inapto.

Serão convocados para as Fases de Investigação Social (IS) e para matrícula no Curso de Formação Profissional (CFP) os Candidatos não eliminados nas três Etapas do Concurso, até o limite de 270 candidatos.

Investigação Social

Nesta fase, o candidato será submetido à consulta da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito da Prefeitura Municipal de Maricá, em antecedentes criminais e sociais, e as informações fornecidas pelo Candidato no Questionário de Informações Confidenciais (QIC). A convocação para esta etapa será realizada no dia 19 de fevereiro.

A Prova de Investigação Social poderá estender-se até a homologação do Resultado do Concurso.

Curso de Formação Profissional

O Curso de Formação Profissional - CFP, de caráter eliminatório é destinado à preparação técnica necessária ao regular desempenho do cargo. A convocação para matrícula no Curso ocorrerá em fevereiro de 2020, juntamente com as instruções para sua realização. Por ocasião da matrícula, o Candidato deverá efetuar a comprovação das idades mínima e máxima.

O Curso, de responsabilidade da Universidade Federal Fluminense, reger-se-á por disposições disciplinares e avaliativas específicas da Guarda Municipal, será instituído tendo por base a Matriz Curricular Nacional para Ações Formativas dos Profissionais da Área de Segurança Pública oriunda do Ministério da Justiça/Secretaria Nacional de Segurança Pública e será realizado em local estabelecido pela Universidade Federal Fluminense. Os critérios de aproveitamento, conceito e frequência do Curso de Formação Profissional serão definidos pelo Regimento Interno do Curso.

O Curso de Formação Profissional terá prazo de duração previsto de três meses. Para o candidato ser considerado aprovado ou reprovado no curso, serão considerados o aproveitamento, o conceito obtido e a frequência durante o curso.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.