A cidade de Patos, no sertão da Paraíba, realizou neste domingo, 14 de setembro de 2025, as provas objetivas de seu concurso. A prefeitura publicou em agosto, três editais que despertaram o interesse de diversos candidatos.

O processo seletivo, organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN), disponibiliza 214 vagas imediatas e também prevê a formação de cadastro de reserva em diversos cargos de níveis médio e superior.

Os aprovados vão reforçar diferentes áreas da administração pública, em funções que têm como exigência desde formação intermediária até graduação completa. A remuneração inicial varia entre R$ 1.518,00 e R$ 2.500,00, com benefícios adicionais e jornadas que oscilam entre 20 e 40 horas semanais.

Agora, os participantes aguardam a publicação do gabarito preliminar, marcada para sair no decorrer desta segunda-feira de 15 de setembro, no site do IDECAN.

Etapas do concurso

A seleção em Patos-PB envolve múltiplas fases. São elas:

  • Prova objetiva (eliminatória e classificatória) para todos os cargos;
  • Prova discursiva (eliminatória e classificatória) para cargos de nível superior;
  • Prova de títulos (classificatória) para cargos de nível superior;
  • Prova discursiva/peça processual (eliminatória e classificatória) exclusiva para Procurador;
  • Teste de aptidão física, avaliação psicológica, exames de saúde, investigação social e curso de formação para candidatos à Guarda Civil Municipal.

As provas aplicadas neste domingo, 14 de setembro, foram a primeira etapa oficial para todos os cargos. O cronograma prevê ainda a divulgação do resultado preliminar em outubro e homologação final até o fim do ano.

Critérios de classificação

Para ser considerado classificado, o candidato precisa atingir pelo menos 50% da pontuação total da prova objetiva, sem zerar nenhuma disciplina. A nota final será composta pelo somatório das provas objetivas, discursivas e de títulos, conforme o cargo em disputa.

O resultado final será apresentado em duas categorias:

  • Aprovado: dentro do número de vagas ofertadas;
  • Classificado: apto a ser convocado durante a validade do concurso, em caso de abertura de vagas adicionais.

Todos os cálculos serão feitos sem arredondamento. O resultado final será divulgado no site do IDECAN, e a homologação sairá no Diário Oficial.

Critérios de desempate

Se houver empate, os seguintes critérios serão aplicados, nesta ordem:

  1. Idade igual ou superior a 60 anos (conforme Estatuto da Pessoa Idosa);
  2. Maior nota em Conhecimentos Específicos;
  3. Maior nota em Língua Portuguesa;
  4. Maior nota em Legislação;
  5. Maior nota em Raciocínio Lógico Matemático;
  6. Maior idade (quando não enquadrado na regra do item 1);
  7. Ter exercido função de jurado, conforme previsto no Código de Processo Penal.

Nomeação, lotação, posse e exercício

A convocação dos aprovados será feita pela Secretaria Municipal de Administração, e os candidatos deverão apresentar todos os documentos comprobatórios exigidos no edital, incluindo RG, CPF, CTPS, título de eleitor, comprovantes de escolaridade e residência, entre outros.

Além disso, os convocados passarão por exames médicos, de caráter eliminatório, que avaliarão a aptidão para o cargo. Quem não atender às exigências legais ou apresentar documentos falsos será automaticamente eliminado do concurso.

A posse só ocorrerá após a análise de toda a documentação, e o candidato que não se apresentar na data determinada será considerado desistente, cedendo lugar ao próximo da lista de classificação.

Cronograma

  • Publicação dos gabaritos preliminares: 15/09/2025
  • Prazo para recursos contra gabarito preliminar: 16 e 17/09/2025
  • Gabaritos definitivos + resultado preliminar da prova objetiva: 08/10/2025
  • Prazo para recursos contra o resultado preliminar: 09 e 10/10/2025
  • Publicação do resultado definitivo da prova objetiva: 28/10/2025

A validade do concurso público de Patos-PB será de dois anos, a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogada por igual período, a critério da Administração Municipal.