No último domingo, 7 de março, ocorreu a primeira etapa do concurso público da Polícia Militar do Pará. As avaliações ocorreram apenas para as candidatas do sexo feminino, tendo em vista o grande número de inscritos e a necessidade de evitar aglomerações nos locais de prova. Mesmo assim, vídeos que circulam na internet mostram candidatos se acumulando durante a entrada nos locais de avaliação. O Instituto IADES, responsável pelas provas, ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

As provas para os candidatos ao sexo masculino ocorrerão no próximo domingo, 14 de março. Foram 93.518 candidatos inscritos que disputam as 2.310 vagas de soldado, sendo 2.079 para o sexo masculino e 231 para o sexo feminino no Curso de Formação de Praças. As remunerações são R$ 3.053,39, além do auxílio alimentação de R$ 942,03.

As provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório, tiveram duração de 4 horas e contaram com questões de múltipla escolha. Foram 60 questões com 5 alternativas cada valendo 1 ponto. A pontuação total foi de 60 pontos e para ser aprovado será necessário atingir 50% dos pontos (30) e não zerar nas questões de Língua Portuguesa.

Gabaritos PMPA

A divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva aplicada em 7 de março está prevista para esta segunda-feira de 08 de março, por meio do site do IADES.

Próximas etapas

A etapa seguinte será composta pelo Exame de Avaliação Psicológica, de caráter exclusivamente eliminatório, para todos os candidatos considerados aptos na prova objetiva. Este, será composta por psicólogos devidamente credenciados no Conselho Regional de Psicologia 10ª Região (CRP-10) e habilitados em avaliação psicológica, ficando a comissão de Oficiais Psicólogos do CIPAS/PMPA responsável pelo acompanhamento e supervisão desta etapa.

Haverá Exame de Avaliação de Saúde, de caráter exclusivamente eliminatório, para todos os candidatos considerados indicados no Exame de Avaliação Psicológica. A avaliação de saúde, de presença obrigatória incluindo o exame clínico e a entrega dos exames necessários, será realizada pelo IADES, em local, dia e horário a serem divulgados oportunamente em edital específico de convocação para a etapa. Esta etapa avaliará se o concorrente dispõe de condições de saúde física e mental que o tornem apto ao exercício da atividade policial militar.

Para os candidatos aprovados no Exame de Saúde, haverá Teste de Avaliação Física, de caráter exclusivamente eliminatório. Este, visa avaliar o condicionamento físico do candidato, exigindo os índices mínimos de desempenho físico necessários no desenvolvimento das atividades físicas inerentes ao policial militar, durante o CFP/PM. O teste de avaliação física, de presença obrigatória será realizado pelo IADES, em local, dia e horário a serem divulgados oportunamente em edital específico de convocação para a etapa.

Haverá também Investigação dos Antecedentes Pessoais, de caráter exclusivamente eliminatório, para todos os candidatos aprovados na prova objetiva. Esta, ocorrerá durante o transcurso do concurso público, por meio de investigação no âmbito social, funcional, civil e criminal, a fim de buscar os elementos que demonstrem se o candidato possui idoneidade moral e conduta ilibada, imprescindíveis para o exercício das atribuições inerentes ao cargo de policial militar, devendo ser aplicada pela Polícia Militar.

O candidato que desejar interpor recurso disporá de até dois dias úteis para fazê-lo, a contar do dia subsequente ao da sua divulgação no Diário Oficial do Estado do Pará.

A habilitação para fins de matrícula e incorporação (apresentação de documentos exigidos à admissão) ficará a cargo da PMPA, e será realizada somente no município de Belém em período a ser divulgado em edital de convocação, após a homologação do presente concurso público.

Após o encerramento do concurso, os candidatos convocados serão devidamente matriculados e incorporados no efetivo da Polícia Militar, no cargo de Aluno Soldado, para fins de realização do Curso de Formação de Praças (CFP/PM) que ocorrerá no município de Belém e/ou em outros municípios do interior do Estado, a critério da Corporação.

A convocação dos candidatos para realizar o CFP/PM, poderá ocorrer, a critério da Corporação, em momentos distintos, observada rigorosamente a ordem de classificação e o prazo de validade do concurso. O curso terá duração mínima de 6 (seis) meses, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, em atendimento às exigências do binômio ensino/aprendizagem.

O Resultado Final do concurso será válido somente para efeito de ingresso.