Saíram nesta terça-feira (8) os gabaritos das provas aplicadas no domingo do grande concurso público PMSP 2022 para Soldados. A Polícia Militar de São Paulo abriu em outubro do ano passado concurso com 2.700 vagas para ingresso de novos PM's de 2ª Classe no Quadro de Praças masculino e feminino do estado. Foram mais de 64 mil candidatos inscritos.

25/10/2021
08/12/2021
06/02/2022
R$ 3.360,33
2.700
08/02/2022
Anexos

O salário inicial da carreira é de R$ 3.360,33, composto de vencimento base, mais gratificação por Regime Especial de Trabalho Policial (RETP) e insalubridade.

A Prova Objetiva (Parte I) e a Prova Dissertativa (Parte II) do concurso tiveram início às 13h00 (horário de Brasília/DF) com duração total de 4 horas. Elas ocorreram nas cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

Gabarito PMSP 2022

Os candidatos passaram por uma prova objetiva com 60 questões de múltipla escolha valendo 1 ponto cada. Será considerado habilitado na etapa o candidato que obtiver, no mínimo, 30 pontos no total da prova. Veja como foi a distribuição de questões por conteúdos:

  • 20 questões de Língua Portuguesa e Interpretação de Texto;
  • 15 questões de Matemática;
  • 15 questões de Conhecimentos Gerais (História Geral, História do Brasil, Geografia Geral, Geografia do Brasil e Atualidades);
  • 05 questões de Noções Básicas de Informática;
  • 05 questões de Noções de Administração Pública.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas foram divulgados na manhã desta terça-feira de 8 de fevereiro por meio do Diário Oficial do Estado - veja aqui os gabaritos.

O período de recursos será de 3 dias e segue até quinta-feira.

A consulta dos gabaritos poderá ser feita também por meio da página eletrônica da Fundação Vunesp - www.vunesp.com.br. A Vunesp abre consulta das provas e gabaritos por meio de login individual no site - veja a página de consulta.

A prova dissertativa da seleção, aplicada juntamente à prova objetiva, teve uma redação - dissertação em prosa na norma-padrão da língua portuguesa, a partir da leitura de textos auxiliares. A prova dissertativa vale 40 pontos e o candidato deve atingir 20 pontos para ser aprovado.

O cargo de Soldado da PMSP exige ensino médio completo ou equivalente, idade mínima de 17 e máxima de 30 anos, e altura de 1,60m se homem e 1,55m se mulher. Além disso, serão condições para posse no cargo ser habilitado para condução de veículo motorizado entre as categorias "B" e "E" e ter boa conduta social, reputação e idoneidade ilibadas.

Os resultados de cada etapa serão publicados no Diário Oficial do Estado e no Portal de Concursos Públicos do Estado. Ainda não há datas definidas para as demais etapas.

Próximas etapas

Os aprovados na prova escrita e dissertativa serão convocados ainda para:

  • Exames de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
  • Exames de Saúde de caráter eliminatório;
  • Exames Psicológicos de caráter eliminatório;
  • Avaliação da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade de caráter eliminatório;
  • Análise de Documentos de caráter eliminatório.

O Exame de Aptidão Física, além da aferição de altura, será constituída dos seguintes exercícios:

  • Flexão e Extensão de Cotovelos em Barra fixa para o público masculino e isometria (permanecer) em barra fixa para o público feminino. Para não ser reprovado o candidato do sexo masculino deverá completar 3 repetições e a mulher permanecer suspensa por pelo menos 5 segundos.
  • Resistência abdominal, em decúbito dorsal (tipo remador);
  • Corrida de 50 metros;
  • Corrida de 12 minutos.

Confira os índices mínimos necessários em cada exercício e a pontuação total mínima para ser aprovado no TAF:

Índices necessários para aprovação no TAF da PMSP 2022 - Fonte: Edital
Índices necessários para aprovação no TAF da PMSP 2022 - Fonte: Edital

A convocação para os testes sairá pela Vunesp em data ainda a ser informada.

O que faz um PM

O Soldado PM de 2ª Classe faz o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas formas de policiamento, sempre primando pela defesa da vida, da integridade física e da dignidade do ser humano, em conformidade com os princípios doutrinários de polícia comunitária, de direitos humanos e de gestão pela qualidade.

O concurso público terá validade de três meses, a contar da data de sua homologação e poderá, a critério da Administração, ser prorrogado por igual período.

Anexos