O INEP aplicou neste domingo, 25 de agosto, as provas objetivas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA 2019. O Exame volta a ser utilizado para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental e médio. Até então, para certificação no Ensino Médio apenas o ENEM vinha sendo realizado. O Exame exige que o jovem tenha, no mínimo, 15 anos completos para tentar o diploma do Ensino Fundamental, e no mínimo 18 anos para conseguir a certificação do Ensino Médio. As inscrições foram de 20 a 31 de maio deste ano.

As provas do Encceja 2019 ocorreram em 611 municípios brasileiros, incluindo 19 cidades que tiveram os testes pela primeira vez. Segundo o edital do exame, o Inep é responsável por elaborar, aplicar e corrigir as provas, no entanto ele não emite o certificado de conclusão ou declaração parcial de proficiência. Essa tarefa cabe às secretarias estaduais de educação e institutos federais de educação parceiros do Inep. No ato da inscrição, o candidato deveria optar pelo órgão/instituição responsável pela certificação.

O Exame teve 4 provas objetivas, por nível de ensino, cada uma 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de Redação.

Para o ensino fundamental, as 4 provas objetivas avaliarão as seguintes áreas de conhecimento e os respectivos componentes curriculares:

  • Prova I: Ciências Naturais (Ciências)
  • Prova II: Matemática
  • Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação (Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física)
  • Prova IV: História e Geografia (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)

Já para nível médio as 4 provas objetivas avaliarão as seguintes áreas de conhecimento:

  • Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia)
  • Prova II: Matemática e suas Tecnologias (Matemática)
  • Prova III: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física)
  • Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)

O tema da redação deste ano foi "A organização do tempo e o acesso às redes sociais" para candidatos ao ensino médio; e "Novas formas de consumo consciente" para quem busca a certificação do ensino fundamental.

Gabarito ENCCEJA 2019

Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados pelo INEP na página do participante - http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja, até o dia 06 de setembro de 2019, prazo previsto de até 10 dias após a aplicação da prova, descrito no edital. Na edição de 2018 que teve provas aplicadas no dia 05 de agosto, os gabaritos foram divulgados no dia 17 de agosto.

Para consultar o gabarito ENCCEJA 2019, o candidato deve:

  1. Acessar a Página do Participante - http://enccejanacional.inep.gov.br/;
  2. Digitar seu CPF;
  3. Informar a senha cadastrada (é possível recuperar caso o candidato tenha esquecido);
  4. Selecionar a figura que aparece na página;
  5. Conferir seus dados e acessar os gabaritos.

O calendário oficial do Encceja 2019 não prevê a data de divulgação dos resultados.

A edição do ENCCEJA 2019 teve 2.973.375 inscritos, 356.326 buscando o certificado de conclusão do ensino fundamental e 2.331.799 do ensino médio.

O Inep manterá em sua base de dados os registros de todos os resultados individuais dos participantes do Exame e os disponibilizará às secretarias estaduais de educação ou aos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que aderiram ao Encceja Nacional 2019 para possibilitar o processo de Certificação. Somente o participante poderá autorizar a utilização dos resultados que obteve no Encceja Nacional 2019 para fins de publicidade, premiação, entre outros. O resultado do participante eliminado não será divulgado mesmo que tenha realizado os dois turnos de aplicação do Exame.