No último domingo, estudantes de todo o país realizaram a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2019. Os gabaritos das provas aplicadas em todos os Estados e no Distrito Federal saíram agora a pouco pelo site do INEP. A utilização dos resultados individuais do Enem serve como mecanismo de acesso à educação superior.

O ENEM 2019 foi constituído de redação em Língua Portuguesa e de quatro provas objetivas. Cada prova objetiva teve 45 questões de múltipla escolha. As provas objetivas e a redação avaliarão as Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação, Ciências Humanas e suas Tecnologias, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Química, Física e Biologia, Matemática e suas Tecnologias e Matemática.

No primeiro dia do Exame, 3 de novembro, foram aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação teve 5h30 de duração. Já no segundo dia do Exame, 10 de novembro, ocorreram as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação teve 5h de duração, contadas a partir da autorização do aplicador.

Gabarito ENEM 2019

A publicação dos gabaritos do ENEM e dos cadernos de questões se deu nesta quarta-feira (13) pelo site do INEP e no aplicativo oficial do Enem.

TRI - Teoria de Resposta ao Item

Para o somatório das notas dos candidatos, o INEP utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Isso significa que se alguém acerta as questões mais difíceis e erra as mais fáceis, levando em consideração os acertos de todos os candidatos, provavelmente 'chutou' as respostas. E isso dará uma nota menor a quem acertou as fáceis, mas errou as mais complexas, mesmo atingindo o mesmo número de acertos.

O Inep não se responsabiliza por solicitação de recurso não recebida por quaisquer motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, procedimento indevido do participante e/ou outros fatores que impossibilitem a transferência de dados. É de responsabilidade do participante acompanhar a situação de sua solicitação.

Resultado ENEM 2019 sai em janeiro

O participante poderá ter acesso aos resultados individuais do Enem no mês de janeiro de 2020, em data a ser divulgada posteriormente, mediante inserção do número do CPF e da senha, no endereço eletrônico do Inep - enem.inep.gov.br/participante ou no aplicativo oficial do Enem 2019.

Os resultados do Enem, para fins exclusivos de autoavaliação de conhecimentos do participante "treineiro", serão divulgados 60 dias após a disponibilização dos resultados do Exame.

O participante poderá ter acesso à vista de sua prova de redação exclusivamente para fins pedagógicos, após a divulgação do resultado, em data a ser divulgada posteriormente. A vista da prova de redação será disponibilizada no endereço eletrônico do Inep.

A utilização dos resultados individuais do Enem 2019 para fins de seleção, classificação e/ou premiação não é de responsabilidade do Inep.

Os resultados do Enem 2019 poderão ser utilizados como mecanismo único, alternativo ou complementar de acesso à educação superior, desde que exista adesão por parte das instituições de educação superior (IES). A adesão não supre a faculdade legal concedida a órgãos públicos e a instituições de ensino de estabelecer regras próprias de processo seletivo para ingresso na educação superior.

O ENEM 2019 teve 5.095.308 candidatos inscritos, menor número dos últimos 9 anos. Destes, 59,5% são do gênero feminino e 58% já concluiu o ensino médio. Nas regiões, a maior parte dos inscritos está no Sudeste (35,2%), seguido por Nordeste (34,2%), Norte (11,7%), Sul (10,6%) e Centro-Oeste (8,3%).