Neste último domingo (16), o Ministério da Educação (MEC) aplicou o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Desta vez, os candidatos realizaram 90 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias.

A aplicação das provas iniciou às 13h30 e se encerrou às 18h30, meia hora mais cedo que no primeiro domingo. Logo após, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, realizaram novamente uma coletiva de imprensa com o balanço do 2º dia de provas.

De acordo com o ministro Camilo Santana, não houve grandes intercorrências na aplicação das provas. No entanto, quem teve alguma situação em que se sentiu prejudicado poderá solicitar a reaplicação das provas.

Vídeo incorporado do YouTube

O Enem 2025 recebeu mais de 4,8 milhões de inscrições, sendo que aproximadamente 70% dos candidatos compareceram às provas. Conforme Santana, cerca de 1.700 candidatos foram eliminados por motivos diversos.

Gabarito - 2º dia de prova

Candidatos poderão consultar o gabarito preliminar das provas do segundo dia, a partir desta quinta-feira, dia 20 de novembro de 2025. A consulta poderá ser feita através do site do Inep - "Provas e Gabaritos".

A divulgação segue o padrão do primeiro dia de provas, cujo gabarito também foi publicado quatro dias após a aplicação. Conforme Santana, os resultados finais serão publicados em janeiro de 2026.

Reaplicação das provas

Candidatos que perderam as provas por motivos logísticos ou de saúde poderão solicitar a reaplicação entre os dias 17 a 21 de novembro, até as 12h (horário de Brasília), na Página do Participante.

As provas reaplicadas ocorrerão nos dias 16 e 17 de dezembro de 2025.

Em Belém, nas cidades de Ananindeua e Marituba (PA), o Enem 2025 será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, por conta da realização da COP30.

Novidades - Enem 2026

Duas novidades para o ano de 2026 foram apresentadas durante a divulgação do balanço do 2º dia de aplicação do enem.

A primeira delas foi que o Enem de 2026 avaliará o ensino médio. A prova valerá para a avaliação do aluno do 3.º ano do ensino médio.

Outro destaque, é a avaliação da aplicação da prova do Enem no Mercosul. Será verificado a viabilidade de aplicar a prova em português em Montevidéu, Assunção e Buenos Aires. Este ainda é um estudo que será apresentado em 2026.