Após a aplicação das provas neste domingo (8), a banca organizadora ACCESS já confirmou que os gabaritos preliminares das provas objetivas do processo seletivo simplificado do IBAMA e do INCRA e o padrão de respostas da discursiva serão divulgados nesta segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026.

A seleção, lançada em dezembro do ano passado, atraiu quase cinco mil inscritos para 60 vagas temporárias de nível superior, com salários que chegam a quase R$ 10 mil, além de benefícios. As vagas estão concentradas em duas capitais: Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ), polos administrativos e técnicos das duas autarquias.

Com a divulgação do gabarito pela ACCESS, os candidatos poderão verificar suas respostas, estimar notas e avaliar a viabilidade de interpor recursos contra eventuais inconsistências. A partir dessa etapa, o cronograma avança até a homologação final, prevista para abril, quando os aprovados poderão ser convocados para assumir suas funções temporárias no serviço público federal.

Inscritos por vaga

Ao todo, foram registradas 4.898 inscrições, o que representa uma média elevada de concorrência por vaga. O cargo mais disputado foi o de IBAMA - Biólogo - Brasília/DF, com 932 inscritos, seguido de IBAMA - Direito - Brasília, com 623, e IBAMA - Biólogo - Rio de Janeiro, com 551 candidatos - veja a concorrência por vaga.

Quando sai o gabarito do IBAMA/INCRA 2026

As provas do processo seletivo IBAMA/INCRA 2026 foram aplicadas no domingo, 8 de fevereiro, nas cidades de Brasília e Rio de Janeiro, com duração total de cinco horas, das 14h às 19h. O exame foi composto por duas etapas obrigatórias para todos os candidatos:

  • Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova discursiva, também eliminatória e classificatória.

De acordo com o cronograma oficial, os gabaritos preliminares das provas objetivas e o padrão de respostas das provas discursivas serão publicados no dia 9 de fevereiro de 2026, no site da banca organizadora ACCESS (https://concursos.access.org.br/informacoes/166/).

A divulgação abre prazo para interposição de recursos contra o gabarito e o padrão de respostas, nos dias 10 e 11 de fevereiro. Os candidatos deverão utilizar exclusivamente a área do candidato no portal da banca para registrar suas contestações, fundamentando-as conforme as orientações do edital.

Após análise dos recursos, a ACCESS publicará a decisão definitiva no dia 2 de março, o que permitirá a divulgação do resultado preliminar das provas objetivas em 3 de março, seguindo-se as demais etapas do certame.

Como funciona a classificação dos candidatos

De acordo com o edital, a classificação final do processo seletivo será feita em ordem decrescente da soma das notas obtidas nas provas objetiva e discursiva, desde que o candidato atinja as pontuações mínimas exigidas em cada etapa.

O resultado será publicado em cinco listas distintas:

  1. Lista geral com todos os candidatos;
  2. Lista específica para pessoas com deficiência;
  3. Lista para candidatos pretos e pardos;
  4. Lista para candidatos indígenas;
  5. Lista para candidatos quilombolas.

Todas as listas serão divulgadas em ordem decrescente de pontuação, garantindo transparência e respeito às políticas de ações afirmativas previstas na legislação federal.

Critérios de desempate

Em caso de empate na nota final, o edital estabelece uma sequência rigorosa de critérios de desempate. Terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

  1. Se enquadrar nos termos do Estatuto da Pessoa Idosa;
  2. Obtiver maior pontuação em Licenciamento Ambiental Federal (IBAMA) ou Legislação e Políticas Públicas (INCRA);
  3. Tiver maior nota na prova discursiva;
  4. Obtiver maior pontuação em Língua Portuguesa;
  5. Alcançar maior nota em Legislação Ambiental (IBAMA) ou Noções de Administração Pública (INCRA);
  6. Comprovar exercício da função de jurado, nos termos do Código de Processo Penal;
  7. Tiver maior idade.

Para fins de comprovação do exercício da função de jurado, serão aceitos documentos oficiais emitidos por tribunais estaduais ou federais, conforme detalhado no edital.

Cronograma completo

Após a publicação dos gabaritos preliminares, o processo seletivo seguirá o seguinte calendário:

  • 9/2/2026 - Divulgação dos gabaritos preliminares e do padrão de respostas da prova discursiva;
  • 10 e 11/2/2026 - Prazo para interposição de recursos;
  • 2/3/2026 - Divulgação da decisão dos recursos;
  • 3/3/2026 - Resultado preliminar das provas objetivas;
  • 4 e 5/3/2026 - Recursos contra o resultado preliminar das provas objetivas;
  • 11/3/2026 - Resultado definitivo das provas objetivas e divulgação do resultado preliminar das provas discursivas;
  • 12 e 13/3/2026 - Recursos contra o resultado preliminar das provas discursivas;
  • 23/3/2026 - Resultado definitivo das provas discursivas;
  • 24/3/2026 - Convocação para avaliação da caracterização da deficiência e confirmação complementar de pretos e pardos;
  • 28 e 29/3/2026 - Realização dessas avaliações;
  • 31/3/2026 - Resultado preliminar das avaliações;
  • 1 e 2/4/2026 - Prazo para recursos;
  • 6/4/2026 - Resultado definitivo dessas etapas;
  • 7/4/2026 - Resultado final do processo seletivo simplificado.

O resultado final será homologado conjuntamente pelo IBAMA e pelo INCRA e publicado no Diário Oficial da União, além do portal da ACCESS.

O processo seletivo simplificado terá validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.