Os mais de 240 mil candidatos inscritos no concurso público do Ministério Público da União (MPU) poderão consultar os gabaritos oficiais preliminares das provas aplicadas neste domingo (4) somente na terça-feira, dia 6. A Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca organizadora, vai divulgar as respostas em seu site, juntamente com as provas que foram aplicadas.
O concurso oferece 172 vagas imediatas e a formação de um cadastro de reserva. A seleção teve uma alteração e aumentou o número de vagas: foram adicionadas 10 para Analista em Direito e 10 para Técnico em Administração. As remunerações das carreiras serão de R$ 8.529,65 para técnicos e de R$ 13.994,78 para analistas, mais benefícios. A jornada é de 40 horas semanais.
O concurso teve 241.553 candidatos inscritos, 9.546 deles concorrendo às vagas para PcD, 48.010 nas vagas para negros e pardos e ainda 2.095 para indígenas - veja a concorrência por estado. O edital reserva 10% das vagas para pessoas com deficiência, 20% para candidatos negros e 10% para indígenas e quilombolas.
📝 Como foram as provas?
A seleção teve provas objetivas e discursivas (exceto para Técnico de Polícia Institucional, que terá Teste de Aptidão Física no lugar da discursiva). Ao todo, foram 80 questões objetivas, 30 do Módulo I e 50 do Módulo II. A Prova Objetiva valerá 80 pontos (um por questão).
Todos os candidatos passaram por:
- Prova objetiva: 80 questões de múltipla escolha
- Prova discursiva: todos, exceto para o cargo de Técnico - Polícia Institucional
- Teste físico: apenas para o cargo de Técnico da Polícia Institucional
Os conteúdos cobrados envolvem língua portuguesa, sustentabilidade, direitos humanos, legislação institucional e conhecimentos específicos de cada área.
Para passar na prova e ser aprovado na primeira fase, é preciso acertar:
- no mínimo, 12 questões do Módulo I;
- no mínimo, 25 questões do Módulo II;
- no mínimo, 45 questões do total da Prova Objetiva.
Agora, é fundamental acompanhar a divulgação dos gabaritos no site da FGV para conferir seu desempenho, calcular sua nota preliminar e, se necessário, entrar com recurso. Além disso, após a publicação da lista de aprovados, fique atento às demais datas.
📅 Datas importantes do concurso MPU 2025
- Aplicação das provas (objetiva e discursiva): Domingo de 4 de maio: Analista: das 8h às 12h30 / Técnico: das 15h às 19h30
- Gabarito preliminar: previsto para sair no dia 6 de Maio pela FGV
- Resultado: após análise de recursos sairá no dia 10 de Junho.
A Prova Discursiva, aplicada para todos os cargos, exceto para o de Técnico do MPU/Polícia Institucional, teve uma redação que exigiu de 20 a 30 linhas, valendo até 40 pontos. Passa na etapa o candidato que atingir 20 pontos.
Próximas etapas
A divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva abrirá o prazo de recursos contra o gabarito preliminar e contra as provas. Os recursos podem ser interpostos entre 07 e 08 de maio.
A publicação do gabarito definitivo e o resultado preliminar da prova sairá no dia 10 de junho. O resultado definitivo sairá no dia 26 de junho.
Após, a publicação do resultado preliminar da prova discursiva sairá no dia 04 de agosto com resultado definitivo previsto para 15 de setembro.
A validade do concurso será de 2 anos, prorrogável por mais 2, para o chamamento dos aprovados.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.