Um dos maiores concursos desse primeiro semestre do ano no país teve gabaritos divulgados. Mais de 132 mil candidatos foram convocados para a primeira etapa do concurso público promovido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (concurso TJDFT).

O certame busca o preenchimento de 112 vagas em cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário. O salário inicial de um Analista é de R$ 12.455,30, por regime de trabalho de 20 ou 40 horas semanais. Para Técnico, cargo de nível médio, é de R$ 7.591,36 por jornada de trabalho de 40 horas por semana.

Foram 132.463 inscritos para as 112 vagas, o que dá média de 1.182 candidatos por cada vaga oferecida. Só para o cargo de Técnico Judiciário - área administrativa são 3.468 candidatos por vaga. Confira a concorrência em cada cargo do concurso:

Inscritos por cargo no concurso TJDFT 2022 - Fonte: FGV
Inscritos por cargo no concurso TJDFT 2022 - Fonte: FGV

Provas

No domingo, 29 de maio, os candidatos realizaram as provas objetivas e discursivas em dois turnos, manhã e tarde. Para o cargo de Analista Judiciário as provas foram realizadas as 8 às 13 horas. Já para o cargo de Técnico Judiciário as provas ocorreram das 15 às 19 horas.

As provas tiveram 60 questões de múltipla escolha, numeradas sequencialmente, com 05 alternativas cada. Cada questão vale 1 ponto, sendo 60 pontos a pontuação máxima.

Será considerado aprovado na prova objetiva:

Para cargo de Analista Judiciário - Área de Apoio Especializado em Análise de Dados, Análise de Sistemas, Segurança da Informação e Suporte em Tecnologia da Informação, o candidato que, cumulativamente:

  • acertar, no mínimo, 17 questões de Conhecimentos Específicos; e,
  • acertar, no mínimo, 30 questões do total da Prova Escrita Objetiva.

Para Analista Judiciário - Área Judiciária: Sem Especialidade, Oficial de Justiça Avaliador Federal, Analista Judiciário - Área de Apoio Especializado em todas as especialidades (exceto Análise de Dados, Análise de Sistemas, Segurança da Informação e Suporte em Tecnologia da Informação), o candidato que, cumulativamente:

  • acertar, no mínimo, 20 questões de Conhecimentos Específicos; e,
  • acertar, no mínimo, 30 questões do total da Prova.

Para o cargo de Técnico Judiciário, o candidato que, cumulativamente:

  • acertar, no mínimo, 20 questões de Conhecimentos Específicos; e,
  • acertar, no mínimo, 30 questões do total da Prova.

Gabaritos TJDFT

O gabarito preliminar oficial da prova objetiva foi divulgado pela FGV nesta terça-feira de 31 de maio de 2022 - veja os gabaritos.

As provas aplicadas podem ser conferidas no site da banca FGV.

O candidato que desejar interpor recursos, contará com dois dias úteis para fazê-lo, a contar do dia subsequente ao da divulgação, de 1 a 2 de junho.

Prova discursiva

A prova escrita discursiva para os cargos de Analista Judiciário (todas as áreas e todas as especialidades) foi composta por duas questões discursivas relativas aos Conhecimentos Específicos.

Já a prova discursiva para o cargo de Técnico Judiciário foi composta por uma redação. Ambas terão pontuação máxima de 30 pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver pontuação igual ou superior a 15 pontos. Somente serão corrigidas a provas discursivas dos candidatos que forem aprovados na prova objetiva dentro do número de vagas definido pelo edital de abertura.

A nota final será a soma das notas obtidas na prova escrita objetiva e na prova escrita discursiva.

A classificação final será obtida, após os critérios de desempate, com base na listagem dos candidatos remanescentes no concurso. Em caso de empate, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:

  • tiver idade igual ou superior a sessenta anos, nos termos do Art. 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso;
  • obtiver a maior nota na Prova Escrita Discursiva;
  • obtiver a maior nota na Prova Escrita Objetiva;
  • obtiver a maior nota no Módulo de Conhecimentos Específicos;
  • tiver exercido efetivamente a função de jurado, de acordo com a Lei nº 11.689/2008; e,
  • persistindo o empate, terá preferência o candidato mais velho.

O resultado final será homologado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, mediante publicação no Diário Oficial da União, e divulgado no site da FGV.

Efetivado o exercício no cargo, o servidor será lotado no âmbito do TJDFT, de acordo com as necessidades identificadas pelo órgão. O servidor poderá ser lotado em qualquer circunscrição judiciária do Distrito Federal.

Para convocar os aprovados, o concurso terá prazo de validade de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, ou seja, chegar a 4 anos no total.