Foram aplicadas no domingo de 31 de outubro as provas objetivas do grande concurso público promovido pelo Tribunal de Justiça do estado de São Paulo (concurso TJSP). A seleção registrou 224.814 candidatos para 845 vagas de Escrevente Técnico Judiciário na Comarca da Capital e nas Circunscrições Judiciárias das 10 Regiões Administrativas do TJSP.

As provas tiveram início às 13h e duração máxima de 5 horas. Foram 100 questões objetivas aplicadas em 3 blocos, sendo eles:

  • Bloco I - 24 questões de língua portuguesa;
  • Bloco II - 40 questões sobre noções de direito, envolvendo as áreas de direito penal, direito processual penal, direito processual civil, direito constitucional, direito administrativo e normas da corregedoria geral de justiça;
  • Bloco III - 36 questões, sendo 6 questões de atualidades; 14 de informática; 10 de raciocínio lógico; e 6 de matemática.

A prova objetiva será avaliada na escala de 0 a 10 pontos, tendo os blocos I e II caráter eliminatório, onde o candidato deverá acertar, no mínimo, 50% das questões em cada um para não ser reprovado. O bloco III terá apenas caráter classificatório e não reprova.

Será aprovado quem atingir 5 pontos (total de 10) no conjunto dos 3 blocos e que fique dentro do número de posições previstas no Capítulo VIII do edital.

Cada lista de cada Circunscrição Judiciária, independente da Região Administrativa Judiciária a que pertencer, terá sua própria nota de corte, a qual será divulgada no site da Fundação VUNESP com os resultados.

Gabarito TJSP

A Fundação Vunesp vai divulgar os gabaritos oficiais preliminares das provas aplicadas somente na quarta-feira de 3 de novembro, por meio do site do concurso no endereço eletrônico da organizadora.

Os recursos poderão ser interpostos no prazo de 5 dias corridos após a divulgação do gabarito, ou seja, de 4 a 8 de novembro, pelo site da Vunesp.

O edital não fixa uma data para divulgação dos resultados das provas e para convocação na segunda etapa do concurso, a prova prática.

Escrevente recebe R$ 5 mil

O salário inicial do cargo é de R$ 4.981,71 e há ainda auxílios alimentação, saúde e transporte. A carreira pede apenas ensino médio completo.

A seleção dos candidatos terá ainda uma 2ª etapa, para aprovados na etapa objetiva dentro da nota de corte a ser estipulada em cada região. A prova prática de formatação e digitação em computador terá caráter eliminatório e buscará aferir o conhecimento e habilidades do candidato, utilizando o editor de texto em microcomputador do tipo PC, em ambiente gráfico Microsoft Windows.

A prova valerá 10 pontos e terá digitação de um texto (vale 8 pontos) e formatação (vale 2 pontos).

O texto a ser digitado no computador deve ter aproximadamente 1.800 caracteres em teclado com configurações ABNT 2. Os erros serão contados caractere a caractere (a mais, a menos ou diferente) em comparação com o texto original, considerando-se erro toda e qualquer divergência. A produção em desacordo, extra e/ou a falta de digitação do texto original será considerada como erro.

A correção considerará como correto, somente a cópia fiel do texto que será fornecido para a digitação. Cada erro cometido será descontado 0,05 ponto e a nota 8 só será atribuída à transcrição integral do texto, sem erros, feita em até 11 minutos. Veja mais no edital sobre a etapa prática.

O concurso público terá validade de um ano a contar da data da homologação, prorrogável por igual período, a critério do Tribunal de Justiça.