Boa notícia, aprovado no INSS! Nesta terça-feira, 19 de setembro, foi publicada no Diário Oficial da União, a Portaria MGI nº 5.451, que autoriza o chamamento de mais 250 candidatos aprovados no concurso realizado em 2022 pelo INSS para o cargo de Técnico do Seguro Social.

Após meses de negociações, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) deu o aval para o provimento adicional dessas 250 vagas. A portaria levou a assinatura da ministra substituta, Cristina Kiomi Mori.

Essa medida ampliará o número de profissionais na carreira de Técnico do Seguro Social, que é de nível médio, elevando o total de novos postos preenchidos pelo INSS agora para 1.250 - o concurso abriu 1.000 vagas.

Entretanto, é importante destacar que a nomeação desses candidatos está sujeita a duas condições fundamentais: a existência de vagas na data da nomeação e a declaração do ordenador de despesa competente sobre a viabilidade orçamentária conforme a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Convocações já estavam previstas

A convocação dos candidatos excedentes era uma prioridade da atual gestão do INSS, bem como do Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Agora, com a autorização das 250 vagas adicionais, o INSS busca obter a aprovação presidencial para prosseguir com as convocações.

Segundo a autarquia, "O INSS solicitou ao MGI a convocação de mais 250 candidatos que fazem parte do cadastro de reserva, que conta com 2.144 aprovados. Os demais, totalizando 1.894, aguardam a autorização por meio de decreto presidencial."

No total, o último concurso do INSS disponibilizou mil vagas imediatas para o cargo de Técnico do Seguro Social, de nível médio. Todos os mil aprovados já foram convocados, restando apenas os excedentes aguardando por suas convocações. Os profissionais contratados terão uma remuneração inicial de até R$ 5.905,79 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Último concurso INSS

O concurso para o cargo de Técnico do Seguro Social no INSS, que ofereceu 1.000 vagas, realizou suas provas em 27 de novembro de 2022, envolvendo mais de um milhão de candidatos em todo o país.

O resultado final das provas objetivas, juntamente com a lista de aprovados, já havia sido divulgado em 22 de dezembro pelo Cebraspe. Além disso, os resultados provisórios da avaliação biopsicossocial foram disponibilizados em 20 de janeiro.

A carreira de Técnico do Seguro Social tem salário na casa de R$ 7 mil com o auxílio alimentação e auxílio saúde. Para concorrer a esse cargo, é necessário possuir apenas o ensino médio completo.

As 1.000 vagas iniciais desse concurso foram distribuídas entre as diversas Gerências Executivas (GEX) do INSS, o que significa que os candidatos podem ser alocados em qualquer Agência da Previdência Social (APS) pertencente à Gerência Executiva na qual optaram por concorrer.