Atenção concurseiros do Distrito Federal! Um novo certame com mais de 1.000 vagas foi anunciado nesta última semana pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF).

Em breve
Em breve
R$ 4.745,00
1.100

A criação de novas vagas para agentes de atividades penitenciárias foram autorizadas pela Câmara Legislativa do DF. A oferta de novas 1.100 vagas se faz necessária para que o DF cumpra o código penitenciário que prevê um agente de atividade penitenciária para cada 5 detentos. Ainda, segundo informações da própria Secretaria de Segurança Pública do DF um novo concurso com 1.100 vagas deverá ser aberto ainda este ano.

Em junho deste ano, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou que a SESIPE adotasse as medidas necessárias para a abertura de um novo concurso público com caráter de urgência uma vez que haviam 1.171 cargos vagos no órgão. Segundo o MPDFT, em junho deste ano, a Subsecretaria do Sistema Penitenciário do DF (SESIPE) possuía cerca de 1.600 agentes de atividades penitenciárias para cuidar de uma população carcerária de quase 17.000 presos.

A carreira exige curso de nível superior em qualquer área de formação, em nível de graduação, reconhecido pelo MEC. O salário oferecido no último concurso era de R$ 4.745,00.

Último concurso

O último certame para Agente de atividades penitenciárias foi divulgado em dezembro de 2014. Na época o concurso foi realizado pela Fundação Universa.

- Veja o edital do último concurso para Agente Penitenciário do DF

O concurso teve 5 fases, envolvendo:

  • prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório
  • teste de aptidão física, de caráter unicamente eliminatório
  • avaliação psicológica, de caráter unicamente eliminatório
  • sindicância de vida pregressa e investigação social, de caráter unicamente eliminatório
  • curso de formação, de caráter unicamente eliminatório.

Os candidatos foram avaliados por 150 questões objetivas na primeira etapa, sendo 50 de conhecimentos básicos e 100 de conhecimentos específicos na prova realizada em 19/04/2015. Todos os aprovados no último concurso foram nomeados sendo que a última turma foi convocada e nomeada em abril deste ano.