Na tarde desta quarta-feira (28/2), o governador Eduardo Leite anunciou um significativo passo em direção ao fortalecimento da segurança pública no Rio Grande do Sul. Com um investimento financeiro estimado em R$ 483,2 milhões até o final de 2026, o governo se comprometeu a convocar 1.798 novos servidores para integrar as fileiras da Segurança Pública do estado.

As nomeações abrangem diversos setores, incluindo a Brigada Militar (BM), a Polícia Civil (PC), a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS). Com a inclusão desses novos membros, o Rio Grande do Sul atingirá seu maior efetivo das forças de segurança na última década, projetando um total de 34.474 servidores.

O anúncio referente à convocação dos servidores e o cronograma de chamamento foram divulgados durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais do governo, ocorrida nesta quarta-feira, dia 28 de fevereiro. Confira o pronunciamento:

Cronograma

Ainda durante o anúncio desta quarta-feira, o governador divulgou um cronograma de novos chamamentos. Este já havia sido apresentado anteriormente aos deputados da base aliada, durante a reunião no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).

Veja o cronograma:

jj
Cronograma convocação de servidores da Segurança Pública

Eduardo Leite, enfatizou a visível eficácia da política de segurança pública do governo, salientando a redução significativa nos índices de criminalidade:

Os resultados da política de segurança pública do nosso governo são visíveis. Reduzimos a criminalidade a patamares muito inferiores ao que o Estado costumava conviver. Ampliamos os investimentos e estancamos a redução do efetivo policial. O anúncio de hoje ressalta a nossa preocupação com essa área e demonstra que não vamos arredar o pé na nossa missão de tornar o Rio Grande do Sul mais seguro", afirmou o governador.

Conforme dados apresentados pelo governo, desde a implantação do programa RS Seguro, foram preservadas 4.840 vidas (contingente superior à população de 188 municípios do RS), evitando assim, 107.119 roubos a pedestres e 51.584 roubos de veículos.