Arthur Vieira, de 23 anos, jovem que sonhava ser policial, morreu após passar mal durante um teste de aptidão física para o concurso de Agente Penal em Rondônia. O teste aconteceu no domingo de 7 de fevereiro.

Durante o enterro, a mãe lamentou a morte. "Ele largou o serviço, largou faculdade só para estudar e se dedicar a um cargo público" disse a mãe de Arthur, Elaine Fernandes.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social de Roraima, Arthur era da cidade de Gurupi, região sul do Tocantins. Ele havia apresentado laudo de aptidão física assinado por um médico cardiologista do Tocantins no qual foi declarado apto para a realização do teste de aptidão física.

A Secretaria de Saúde do estado alega que Arthur esteve no Hospital Geral de Roraima (HGR) após passar mal, porém fugiu do local após solicitar alta e o médico informar que seria necessário revisão do prontuário. Elaine contestou a informação.


"Porque é um hospital de referência, ninguém entra e ninguém sai sem ser aberta a porta, ninguém. Como meu filho iria fugir? É mentira, é eles querendo tirar o corpo fora. Ele largou o serviço, ele largou faculdade só para estudar para isso", disse.

O corpo do jovem chegou em Gurupi na manhã de quarta-feira (10) e foi velado no salão de uma funerária. No fim da tarde, foi enterrado no cemitério São José. Um grupo religioso de jovens de Gurupi divulgou uma nota de pesar e arrecadou valores por meio de uma vaquinha para ajudar a família com os custos do translado do corpo do jovem.

"[...] Agradeço a todos que contribuíram com valores, mensagens positivas e torcendo. É um momento difícil para a família e para nós amigos, a ficha ainda não caiu sobre o que aconteceu", escreveu o grupo.

A família informou que Arthur treinava para a segunda etapa do concurso e não havia apresentado nenhum problema de saúde. Ele morreu após concluir o teste físico. O amigo Marcos Marques, que estava com Arthur e também fez a mesma prova, conta que outros candidatos passaram mal.


"O Arthur falou também que na corrida dele, outras pessoas passaram mal. Na minha corrida, eu fiz o teste às 11h da manhã, no sábado, outras pessoas passaram mal. Eu vi nas redes sociais vídeos de pessoas correndo que também passaram mal", relatou Marcos.

Conforme o governo estadual, até o momento não há informações precisas sobre a causa da morte de Arthur. A suspeita é de que o jovem teria tido uma parada renal e teve que realizar hemodiálise às pressas, causada pela Síndrome de Rabdomiólise, quando ocorre uma ruptura do tecido muscular que resulta na liberação de mioglobina no sangue, danificando os rins.

Com informações do portal G1