O Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) investigam se houve fraude no Concurso do Tribunal Regional Eleitoral do Para (TRE-PA). A seleção teve provas objetivas aplicadas no dia 16 de fevereiro.

De acordo com denúncias direcionadas ao MPF, candidatos alegaram que durante a realização das provas objetivas um dos pacotes de provas recebidos na sala R07 do Campus da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém, estava completamente aberto.

Com as denúncias recebidas, o próprio MPF publicou em seu site oficial da internet, no dia 27 de fevereiro, o recebimento de diversas denúncias e abertura de Inquérito para apuração dos fatos. Ainda, o MPF também encaminhou à Polícia Federal (PF) todas as denúncias.

Em inquérito policial já aberto e que tramita sob sigilo policial, a Polícia Federal (PF) irá ouvir todos os fiscais que atuaram na sala em que houve a ocorrência, os candidatos que atestaram a violação das provas, a Comissão do Concurso e os representantes legais do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), banca responsável pelo certame.

A Polícia Federal (PF) analisa ainda as imagens do circuito interno de gravação da UFOPA, bem como realiza perícia no pacote de provas supostamente violado, para identificar o material perfurante responsável pela violação dos pacotes de provas e levantar os suspeitos pelo crime.

Após a abertura de investigação e apuração, o Tribunal Regional Eleitoral do Para (TRE-PA) por sua vez, através da Comissão do Concurso, solicitou esclarecimentos para o IBFC, banca organizadora do certame. Até o presente momento, o IBFC não emitiu nenhuma nota oficial acerca das supostas irregularidades ocorridas no certame.