O governo de Pernambuco avança em uma nova etapa de reforço à segurança pública e de valorização das carreiras policiais. Durante a cerimônia de formatura de novos policiais civis, realizada na última segunda-feira (10), a governadora Raquel Lyra anunciou um conjunto de medidas que trará mudanças no cenário da segurança no estado nos próximos anos. Além de nomeações recentes e novas convocações, a gestora confirmou que o Estado já está contratando a banca organizadora que ficará responsável pelos próximos concursos públicos para as forças policiais pernambucanas.

A solenidade, que marcou a conclusão do curso de formação de 423 novos agentes da Polícia Civil, também simbolizou o início da recomposição do efetivo. "O curso de formação encerrou no último sábado, quando fizemos a nomeação dos novos 423 e já publicamos a convocação da próxima turma, com mais 477 policiais civis, que começarão a sua formação a partir do dia 1º de dezembro. Assim que concluírem as 800 horas do curso, também serão nomeados", declarou a governadora.

Nova banca para concurso público

A gestora ressaltou que o fortalecimento das instituições policiais é uma prioridade do seu governo. "Estamos contratando a nova banca para concurso público das mais diversas polícias, porque precisamos garantir o recompletamento dos quadros", afirmou Raquel Lyra, lembrando que Pernambuco enfrentou, ao longo dos últimos anos, uma expressiva redução no número de servidores da segurança pública. "Nosso Estado sofreu muito com a falta de reposição. Tivemos uma queda de efetivo sem que novos policiais fossem chamados na proporção necessária", completou.

As oportunidades devem contemplar tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Militar e a Polícia Penal, além de outros órgãos vinculados à Secretaria de Defesa Social (SDS).

Polícia Civil de Pernambuco

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, também reforçou que a Polícia Civil de Pernambuco (PC PE) já projeta a realização de um novo concurso. Em entrevista à Rádio CBN, concedida ainda em julho, Carvalho destacou que o último edital teve um aditivo que permite chamar mais 445 aprovados, número que será integralmente aproveitado antes do lançamento de um novo certame.

O último concurso PC PE ofertou:

  • 250 vagas para Agente de Polícia;
  • 150 vagas para Escrivão de Polícia;
  • 45 vagas para Delegado de Polícia.

Após a formação e posse da nova turma de policiais civis, a Secretaria deve definir a quantidade de vagas e os cargos que serão contemplados no próximo edital. Embora os detalhes ainda não tenham sido divulgados, há expectativa de novas oportunidades já no início de 2026.

Polícia Militar de Pernambuco

Outro destaque é o reforço previsto na Polícia Militar de Pernambuco (PM PE). O último concurso, realizado em 2023, foi um dos maiores da história do Estado. Inicialmente, o edital previa 2.400 vagas para o cargo de Soldado, mas, em fevereiro de 2024, Raquel Lyra autorizou o aumento do quantitativo para 4.800 vagas, todas destinadas a candidatos com nível médio.

As provas objetivas ocorreram no dia 28 de janeiro de 2024, nas cidades de Recife, Caruaru e Petrolina. Além do aumento de vagas para soldados, a governadora confirmou que o número de oportunidades para Oficiais também será ampliado nos próximos editais, reforçando a meta de recomposição da PM até o final de seu mandato.

Polícia Penal de Pernambuco

A Polícia Penal PE também deve ser contemplada com novas vagas. Durante uma entrevista em agosto, Raquel Lyra assegurou que todos os aprovados no concurso de 2022 serão convocados. O anúncio veio após reclamações de que 632 candidatos aguardavam nomeação havia quase dois anos, mesmo após concluírem o curso de formação.

O certame de 2022 ofereceu 200 vagas imediatas e cadastro de reserva, mas o déficit atual é grande. Segundo a Lei Complementar nº 506, de outubro de 2022, foram criados 4 mil cargos de policial penal, sendo 3.500 para o quadro masculino e 500 para o feminino. Atualmente, apenas cerca de metade desses cargos está preenchida, o que representa um déficit de 50% no efetivo.

O novo concurso da Polícia Penal está previsto no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, o que indica que o edital pode sair a qualquer momento após a contratação da banca organizadora.