Uma nova seleção poderá ser aberta em breve pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). A previsão da nova seleção é vigente desde fevereiro, mas ainda depende da aprovação por parte de órgãos fiscais do estado.

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) já aprovou a minuta do edital do próximo certame, o qual contará com 3 mil vagas. De acordo com o CBMERJ o processo para lançamento do edital está em andamento.

A banca organizadora já foi contratada e o novo certame ficará a cargo da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência ligada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Funrio).

Vagas no CBMERJ


De acordo com o comandante, o estado "está correndo com esse edital". No total, estão previstas 3 mil vagas, em todo o estado. Atualmente, com a aprovação da lei que permite o ingresso de temporários no Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, a corporação já está trabalhando para publicar o documento.

"Serão distribuídas 40 vagas por para cada grupamento, que são quarteis maiores, e 12 vagas para cada destacamento", afirmou o comandante. Num primeiro momento, as vagas serão oferecidas para soldados e oficiais temporários.

A abertura de concurso para efetivos não deve ser impedida, já que, conforme informou o comandante, o militar temporário não ocupa as vagas dos concursados. "A corporação só pretende demonstrar (ao Conselho) que tem recursos para custear esses militares por um ano. Hoje, com as restrições, nós teremos recursos para pagar, por um ano, 9 mil militares. Se no ano que vem nós não tivermos os recursos, dispensaremos todos. Esse modelo não está amarrado pelas restrições do Regime de Recuperação Fiscal", afirma o comandante.

As vagas serão para Soldados nas áreas combatente, motorista (combatente com CNH tipo B), guarda-vidas e técnicos de enfermagem e socorrista. As vagas de soldado temporário será preciso ter o nível médio completo. Para técnicos de enfermagem, será exigido o curso técnico na área.

As oportunidades para oficiais temporários serão nas áreas da Saúde, nos cargos de médico (diversas especialidades), enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo. É necessário ter nível superior na área de interesse.

Vale mencionar que a idade máxima para ocupar o posto de praça temporário será de 25 anos e a de oficial temporário de 35 anos. Conforme a lei que institui essas funções, tanto os praças quanto os oficiais temporários terão, no segundo ano de serviço, remuneração similar, mas não superior, a um bombeiro da classe ou nível e escala hierárquica.

Os candidatos serão submetidos a prova objetiva e teste de aptidão física (TAF). As provas objetivas devem ser organizadas da seguinte forma:

Médico socorrista
15 questões de Língua Portuguesa; e
45 de Conhecimentos de Medicina e Medicina de Emergência.

Médico (demais especialidades)
15 questões de Língua Portuguesa;
20 de Conhecimentos de Medicina e Medicina de Emergência; e
25 questões específicas da área da Medicina correspondente.

Enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo
15 questões de Língua Portuguesa; e
45 específicas da área correspondente.

Soldado combatente e motorista
15 questões de Língua Portuguesa;
15 questões de Matemática; e
20 questões de Raciocínio Lógico.

Soldado técnico de enfermagem e socorrista
15 questões de Língua Portuguesa;
dez questões de Matemática; e
25 questões de Conhecimentos Específicos.

Soldado guarda-vidas
15 questões de Língua Portuguesa;
15 questões de Matemática; e
20 questões de Raciocínio Lógico.