O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, neste último domingo, 30 de novembro, a reaplicação da Prova Nacional Docente (PND) 2025. A medida ocorreu em nove locais onde o exame havia sido invalidado devido a irregularidades registradas no dia 26 de outubro.

Também participaram da reaplicação os candidatos que não puderam fazer a prova na data regular por motivos logísticos. O "CNU dos professores" foi aplicado em 26 de outubro de 2025 para 1.086.914 inscritos, abrangendo 22 estados e 1.508 municípios em todas as regiões do país.

A prova reaplicada neste último domingo (30) foi no mesmo formato da anterior, com duração de 5h30 e composta por 80 questões objetivas e uma questão discursiva dividida em duas partes:

  • 30 questões objetivas de Formação Geral, além de uma questão discursiva;
  • 50 questões objetivas de Conhecimentos Específicos, envolvendo situações-problema e estudos de caso.

Veja os locais que foram reaplicadas as provas PND 2025:

Estado Município Local de Prova
Maranhão São Luís IEMA Pleno Rio Anil
Minas Gerais Vespasiano Escola Estadual Professor Guilherme Hallais França
Paraíba Santa Rita ECI E.F.M Maria de Lourdes Araújo
São Paulo São Paulo (capital) EE Brigadeiro Gavião Peixoto
São Paulo São Paulo (capital) EMEF Antônia e Artur Begbil
São Paulo São Paulo (capital) EE Deputado Geraldino dos Santos
São Paulo Santo André EE Dr. Celso Gama
São Paulo Guarujá UNAERP Guarujá
São Paulo Guarulhos EE Pastor João Nunes

Gabarito Reaplicação PND 2025

Os gabaritos serão divulgados a partir do dia 1º de dezembro de 2025 pelo sistema do INEP.

O candidato que estava em uma sala onde a PND foi invalidada terá seu resultado anulado, mesmo que tenha feito a prova normalmente.

Os resultados de desempenho individuais serão disponibilizados ao participante no Sistema PND https://pnd.inep.gov.br/pnd, por meio do Boletim de Desempenho. A consulta poderá ser feita a partir do dia 10 de dezembro de 2025.

Como usar a nota da PND?

O Inep ainda publicará uma nota técnica explicando como a proficiência será calculada, mas a nota usará a TRI, mesma metodologia do Enem.

Estados e municípios poderão usar a nota da PND como etapa única ou complementar em concursos e seleções para professores, podendo adotar apenas a nota ou incluir outras fases.