A Prefeitura Municipal de Uberlândia, município com mais de 683,2 mil habitantes do interior do estado de Minas Gerais, irá realizar um novo concurso público em breve. A autarquia publicou no Diário Oficial do Município desta última quarta-feira, 24 de abril, a banca que será responsável pela prestação de serviços especializados de organização, planejamento e realização da seleção.

09/09/2019
14/10/2019
15/12/2019
R$ 3.032,76
1.778
17/12/2019
Anexos

De acordo com o documento, a banca escolhida é a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - Fundep, que ficará responsável também pela elaboração, impressão e aplicação das provas objetiva, discursiva, redação, prática, física e de títulos, destinado ao provimento de vagas dos cargos efetivos e formação de cadastro de reserva do quadro de pessoal da Prefeitura.

"Ainda vamos elaborar o edital com tudo que é necessário, inclusive estamos analisando a quantidade de vagas que serão disponibilizadas e quantos cadastros reservas. Posteriormente, o edital será enviado para o Tribunal de Contas analisar e aprovar ou rejeitar. O Tribunal tem até 60 dias para nos responder. Somente após esse processo é que a empresa poderá publicar o documento", explicou Marly Melazo, Secretária de Administração.

Sobre o concurso

O concurso público deve ser realizado ainda neste ano, porém não há datas definidas para divulgação de edital, abertura de inscrições ou mesmo realização dos testes. Melazo afirma ainda que o contrato com a Fundep deve ser assinado nos próximos dias e as duas entidades já estão discutindo prazos para todas as etapas. A previsão é de nomear os primeiros aprovados ainda em 2019.

É esperado que o certame contemple os mesmos cargos do concurso de 2016, cancelado após serem apontadas irregularidades no edital. A seleção ofertou 643 vagas.

Em 2018, o Ministério Público (MP) notificou a Prefeitura de Uberlândia para que fosse realizado um novo concurso até dezembro daquele ano. O que não se concretizou, devido a necessidade de alterações nos Planos de Carreira.

O Plano de Cargos e Carreira dos servidores municipais só foi aprovado em março pela Câmara e sancionado em abril pelo Executivo. De acordo com órgão, existem 2.903 vagas em aberto para todos os níveis, entretanto, a quantidade poderá ser maior que a do último concurso divulgado pelo Município, que foi cancelado. Agora, com a banca definida, o edital deverá sair dentro de 90 dias.

Etapas do concurso da Prefeitura de Uberlândia

Conforme a publicação no Diário Oficial de Uberlândia, o concurso será composto por várias etapas, com prova objetiva, dissertativa, física e prática. Espera-se que a seleção receba aproximadamente 40 mil inscrições.

O conteúdo programático do edital cancelado contemplava as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico, Informática Básica e Conhecimentos Específicos. Veja o edital do último certame.

Na época o certame estava sendo coordenado pelo Instituto Vicente Nelson. As 643 vagas abertas no último concurso tinham salários de até R$ 2.864,03, mais abono e adicional de atividade e foram para os seguintes cargos:

Nível fundamental incompleto - Agente de Apoio Operacional (7), Auxiliar de Serviços Administrativos (46) e Agente de Segurança Patrimonial (1),

Nível fundamental completo - Eletricista Predial (5), Encanador (1), Marceneiro (1), Pedreiro (15), Pintor Predial (2), Almoxarife (8), Operador de Teleatendimento (8), Auxiliar em Veterinária (3), Auxiliar de Oficina Mecânica (2), Auxiliar Técnico de Palco (8) e Sepultador (15).

Nível médio/técnico - Agente da Autoridade de Trânsito (35), Fiscal de Abastecimento (5), Fiscal de Defesa do Consumidor (2), Fiscal de Meio Ambiente (7), Fiscal de Obras (4), Fiscal de Patrimônio (3), Fiscal de Posturas (15), Fiscal de Transportes (10), Agente de Vigilância em Saúde (20), Iluminador (4), Técnico de Som I (12), Técnico Maquinista (3), Instrutor de Língua de Sinais (5), Instrutor de Judô (2), Instrutor de Karatê (5), Instrutor de Artesanato (16), Instrutor de Ballet (2), Instrutor de Canto Coral (2), Instrutor de Capoeira (8), Instrutor de Dança de Rua (8), Instrutor de Dança de Salão (2), Instrutor de Informática (27), Instrutor de Instrumento de Sopro (1), Instrutor de Jazz (2), Instrutor de Percussão (3), Instrutor de Teatro (5), Instrutor de Violão (5), Instrutor de Violino (1), Oficial Administrativo (22), Técnico em Agropecuária (7), Técnico em Segurança do Trabalho (7), Técnico em Enfermagem (1), Músico Instrumentista (10) e Educador Infantil (50).

Nível superior - Procurador Municipal (10), Arquiteto (5), Engenheiro Ambiental (2), Engenheiro Civil (2), Geógrafo (2), Engenheiro de Segurança do Trabalho (1), Analista em Auditoria (1), Analista em Controle e Regulação em Saúde (6), Analista em Vigilância (1), Biomédico (1), Engenheiro Sanitarista (1), Farmacêutico-Bioquímico (6), Sanitarista (1), Administrador (1), Analista de Tecnologia da Informação (1), Analista em Controle Interno (1), Analista em Gestão Ambiental (1), Analista em Orçamento e Finanças (1), Analista em Políticas Públicas (1), Assistente Social (10), Biólogo (7), Comunicação Social (1), Conservador/ Restaurador (1), Contador (7), Engenheiro Agrônomo (4), Fisioterapeuta (1), Médico Veterinário (5), Profissional de Educação Física (3), Psicólogo (11), Zootecnista (1), Auditor Fiscal da Receita Municipal (8), Professor de Ciências (1), Professor de Artes Visuais (1), Professor de Artes Cênicas (1), Professor de Música (2), Professor de Dança (1), Professor de Educação Física (1), Professor de Ensino Religioso (6), Professor de Geografia (1), Professor de História (6), Professor de Inglês (2), Professor de Matemática (10), Professor de Português (1), Professor de Educação Infantil e 1º ao 5º ano (65), Orientador Educacional (4) e Supervisor Escolar (4).