Foram divulgados no início da manhã desta sexta-feira os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (resultado Enem 2019). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) 3.709.809 candidatos realizaram as provas aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro de 2019.

Para a edição de 2020, o Ministério da Educação vai utilizar uma versão teste totalmente digital para realização das provas. Num primeiro momento, 50 mil testes serão aplicados de forma totalmente online em mais de 10 capitais. O MEC quer implementar um sistema 100% digital para o ENEM até 2026.

Como ver a nota do ENEM 2019

Para ter acesso a sua nota o candidato deve utilizar CPF e senha para entrar na Página do Participante no site do Enem https://enem.inep.gov.br/participante/ ou no aplicativo do Enem. Em caso de esquecimento de senha o candidato pode recuperá-la ou resetá-la clicando na opção "esqueci minha senha" e uma nova deverá ser enviada para o e-mail cadastrado. Caso o e-mail com a nova senha não apareça na caixa de entrada, a orientação do Ministério da Educação é que o candidato procure também na caixa de spam.

Acessando a Página do Participante o candidato poderá consultar a nota da redação (0 a 1.000 pontos) e o seu desempenho nas demais áreas de conhecimento (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática).

Já para os candidatos que realizaram prova na condição de "treineiros" o resultado individual será divulgado no mês de março, ainda sem data definida.

Com estes resultados os estudantes que desejam ingressar no ensino superior já podem planejar suas inscrições. A nota do Enem garante acesso à universidade por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Inscrição Sisu 2020

As inscrições do Sisu iniciam já na próxima terça-feira, 21 de janeiro, e encerram as 23h59min do dia 24 de janeiro (sexta-feira) no site do programa http://sisu.mec.gov.br/. Para participar o estudante não poderá ter tirado nota zero na prova de redação. No primeiro semestre de 2020 serão ofertadas 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país.

Inscrição no ProUni 2020

Os candidatos poderão fazer sua inscrição também no ProUni entre os dias 28 e 31 de janeiro. Os dois critérios de avaliação do programa são o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a avaliação da renda familiar. O ProUni oferece bolsas integrais e parciais de estudo em cursos de graduação de universidade privadas.

Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais o critério é possuir renda familiar bruta mensal per capita de até 3 salários mínimos. Demais critérios para conseguir as bolsas:

  • ter cursado o ensino médio completamente em escola pública;
  • ter cursado o ensino médio completamente em escola privada, desde que na condição de bolsista integral;
  • ter cursado o ensino médio parcialmente em escola privada, desde que na condição de bolsista integral
    ser portador de uma deficiência;
  • ser professor do quadro permanente de uma escola pública (nesse caso, o critério de renda familiar não se aplica).

Inscrições Fies 2020

Entre os dias 05 e 12 de fevereiro de 2020 os estudantes poderão candidatar-se no Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Atualmente o programa oferece duas modalidade de acesso ao ensino superior em universidades privadas:

  1. vagas com juros zero para estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos.
  2. Programa Financiamento Estudantil (P-Fies) direcionado aos estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.