A Força Aérea Brasileira (FAB) irá retomar os processos seletivos que foram paralisados devido à pandemia causada pelo coronavírus. Acontece que a Diretoria de Administração do Pessoal decidiu suspender as seleções no dia 20 de março como medida protetiva.

A decisão de dar continuidade aos recrutamentos foi publicada na segunda-feira de 22 de junho, na seção 1 do Diário Oficial da União (veja abaixo) por meio da Portaria Dirap de nº 70/3SM que informa o restabelecimento dos certames iniciados antes da pandemia.

Inicialmente, a FAB recebeu inscrições para quatro processos seletivos entre os dias 3 a 17 de fevereiro de 2020, sendo que houve mais uma abertura de certame com inscrições realizadas entre 10 a 16 de março, totalizando cinco processos seletivos que serão agora retomados. Vale mencionar que os aprovados, em cada um dos certames, atuará na função de Oficial da Reserva de 2ª Classe Convocados (QOCon).

As seleções públicas têm a missão de convocar e incorporar temporariamente novos profissionais com nível escolar superior ao Serviço Militar Voluntário (SMV) ainda para o ano de 2020, sendo que já é possivel consultar o novo calendário de eventos; entre as datas estabelecidas, destacam-se:

  • 24/06/2020: terceira divulgação (se necessária) da lista de convocados para a Validação Documental e a Avaliação Curricular;
  • 17/07: entrega do Requerimento de recurso da Validação Documental e da Avaliação Curricular;
  • 27/07 a 31/07: realização, julgamento e divulgação do resultado do Teste de Aptidão do Condicionamento Físico;
  • 27/08 a 08/09: realização da Inspeção de Saúde e da Avaliação Psicológica;
  • 19/10/2020: Incorporação e início do estágio.

Veja a Portaria publicada no DOU:

class="img_editor img-center">

Aeronáutica retoma cinco Processos Seletivos em 2020.
Aeronáutica retoma seus Processos Seletivos em 2020.

Sobre os certames retomados

A Portaria informa o restabelecimento de cinco processos seletivos, todos com inscrições já encerradas, sendo que as próximas etapas dos certames serão destinadas ao tratamento dos inscritos. Veja quais seleções foram retomadas:

    • -Processo Seletivo para contratação de Médicos, Farmacêuticos, Dentistas e Veterinários (QOCon MFDV 2020);
    • -Processo Seletivo para incorporação de profissionais com nível Superior da área Técnica (QOCon Tec 2020);
    • -Processo Seletivo para o cadastramento em banco de dados, convocação e incorporação de profissionais de nível Superior, na área< do Magistério (QOCon Tec MAG 2020);
    • -Processo Seletivo para contratar profissionais com diploma de nível Superior para a área de Segurança e Defesa (QOCon Tec SED 2020);
    • -Processo Seletivo destinado à contratação de pessoas com nível Superior da área Técnica de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, com atuação em Pirassununga, interior de São Paulo, (QOCon Tec 2-2020).

Para mais informações sobre cada processo seletivo, incluindo o novo cronograma e demais movimentações, é necessário acessar o Sistema de Convocação do Pessoal Temporário da Aeronáutica.